Juiz da 3ª VF da Capital suspende desmatamento na área da usina de Barra Grande

Por Imprensa

Está suspensa a autorização de desmatamento na área da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, entre Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS). Cerca de 6 mil hectares seriam desvastados para a formação do lago que daria incício aos trabalhos da barragem. A decisão foi tomada pelo juiz da 3ª Vara Federal de Florianópolis, Osni Cardoso Filho, que determinou ao Ibama o não-consentimento de qualquer outra licença que autorize o desmatamento. De acordo com a liminar, o Ibama não pode, também, imitir a licença de operação da usina. O desumprimento da decisão judicial acarretará no pagamento de multa estimada em R$ 500 mil.

Agricultores do Movimento Atingidos por Barragens permanecem como nove barreiras, em SC e no RS, não permitindo o acesso dos operários da empresa que vai construir a usina à área.

Fonte: Diário Catarinenese