José Alencar adia decisão sobre soja transgênica

Por Marcela Cornelli

O vice-presidente José Alencar adiou a decisão sobre a liberação do plantio e comercialização de soja transgênica no país. Durante o dia, deputados informaram que a medida provisória tratando da questão seria publicada hoje no Diário Oficial. Para isso, Alencar teria de assinar a MP ontem à noite.

Mas após uma reunião que adentrou a noite com os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, do Meio Ambiente, Marina Silva, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, da Justiça, Márcio Thomás Bastos, e com o advogado-geral da União, Álvaro Augusto Costa, Alencar pediu ” um exame detalhado da questão ” antes de assinar a MP, segundo o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). O parlamentar também participou do encontro.

Albuquerque, que é vice-líder do governo na Câmara, disse, no entanto, que ” a decisão já foi tomada, então é preciso agilizá-la ” . Segundo ele, Alencar ” tem direito de fazer um exame, mas a natureza dá os seus prazos ” . Ele se referia ao fato de faltar apenas seis dias para o início do plantio da soja.

O governo teme que a MP seja questionada na Justiça, já que o Tribunal Regional Federal de Brasília confirmou este mês sentença que proibia o cultivo e a comercialização de organismos geneticamente modificados. Por esse motivo, a reunião com os ministros foi convocada. Além disso, as divisões dentro do governo também estariam dificultando uma definição sobre o tema.

Fonte: BBC Brasil