Jornada de formação: quinta (27) acontece o painel “Trabalhar sim, adoecer não”

Nesta quinta-feira, 27, às 18h30min, o Sintrajufe/RS promove o quarto painel da jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”, que segue até o dia 2 de junho. A atividade da semana terá o painel “Trabalhar sim, adoecer não”. Os painelistas serão o médico do trabalho Álvaro Merlo, professor na Faculdade de Medicina da Ufrgs; e a psicóloga do trabalho Fernanda Duarte, pesquisadora no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília. O Sintrajusc irá retransmitir o painel.

O evento pode ser acompanhado em https://www.youtube.com/channel/UCYr8nWqeUbqIs8sI5ekTv1w e terá retransmissão do Sintrajusc em facebook.com/SintrajuscSindicato

Os painelistas

Álvaro Merlo é médico do trabalho, especialista em Saúde Pública, doutor em Sociologia e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também é professor médico-assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho. Publicou 68 artigos em periódicos especializados, 65 capítulos de livros e 10 livros, além de orientar dissertações de mestrado, doutorado e pós-doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da Ufrgs.

Fernanda Duarte é psicóloga do trabalho e doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Atua como pesquisadora colaboradora sênior no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília e é coordenadora clínica e do Projeto Escuta Clínica do Trabalho Bancário no Sindicato dos Bancários de Brasília.

Sobre a jornada

A jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não” é constituída por seis encontros. Cada evento foi organizado de modo que saúde e relações de trabalho sejam pensadas de maneira ampla, com a compreensão da realidade do trabalho no contexto em que estamos inseridos, em especial, servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU. A programação pode ser conferida AQUI.

A jornada teve início no dia 29 de abril, com o painel “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, com a presença da médica e professora Margarida Barreto. O segundo encontro ocorreu no dia 6 de maio, com o cientista político e professor Henrique Carlos de Oliveira de Castro falando sobre “Formação do Estado brasileiro: as origens da subalternidade”. No terceiro encontro, no dia 13 de maio, o painelista foi o advogado e professor Lênio Streck, com o tema “Quem é o Poder Judiciário brasileiro – qual Judiciário queremos?”. No dia 20 de maio, o quarto encontro teve como tema “Trabalho, trabalho remoto, pandemia – Apresentação dos dados pesquisas Fiocruz e Sintrajufe/RS”, com os painelistas Geraldo Azevedo, médico do trabalho e assessor de saúde do Sintrajufe/RS, e Maria Juliana Moura Corrêa, pesquisadora da Fiocruz.

A jornada conta com a parceria de diversos sindicatos e instituições na divulgação e na retransmissão. Todos os encontros são abertos ao público, que pode acompanhar as palestras pelo canal no Youtube e na página do Facebook do Sintrajufe/RS e das entidades parceiras.

Haverá emissão de certificado de participação para interessados e interessadas. O formulário é disponibilizado aos e às participantes durante a transmissão, no início e no fim de cada evento.