Inscrições ainda estão abertas para o curso sobre Trabalho, Saúde e Tecnologia: a realidade no Judiciário frente à pandemia e à Revolução 4.0

Com 116 inscritos, iniciou nesta quinta-feira (5) o curso sobre Trabalho, Saúde e Tecnologia: a realidade no Judiciário frente à pandemia e à Revolução 4.0, promoção do Fazendo Escola, iniciativa do Sinjusc (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina), com participação do Sintrajusc e do  Sindjus/RS. Haverá mais dois encontros, dias 12 e 19 de novembro. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas aqui.

Na aula inaugural, os três docentes detalharam os objetivos do curso e já entraram em aspectos do tema. São o arqueólogo, livre docente e doutor em Ciências/USP Rossano Bastos; o médico da UFSC e mestre em Saúde coletiva/Unicamp Roberto Ruiz, e o psicólogo e pesquisador da Prunart/UFMG Arthur Lobato.

Na saudação inicial, a coordenadora do Sintrajusc Denise Zavarize representou o Sindicato e disse que o curso nasceu sob o signo do entusiasmo e da solidariedade de cada um e de cada uma que se inscreveram com seus saberes, propostas e sonhos. Ela observou que as três entidades promotoras do curso estão em contextos similares, mas que ao mesmo tempo precisam se mover em cenários distintos e por isso vivem experiências diferentes, o que tem permitido ótimas trocas e um debate de ideias mais rico.

Denise mencionou ainda que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou o curso como atividade de extensão da instituição (projeto 202017679). Com isso, todos os participantes receberão certificados emitidos também pela UFSC: “A Universidade é o bastião do conhecimento e o farol no obscurantismo em que vivemos. Sua participação neste momento a torna parte da construção coletiva de saberes que é o Fazendo Escola”.

Veja a programação dos dois próximos módulos:

Módulo 2 – Dia 12.11, das 9h às 12h  – Via Canal no Youtube do Fazendo Escola.

Parte 1 – Aspectos Conjunturais e permanentes na relação de trabalho – Prof. Rossano Lopes Bastos

Parte 2 – A revolução industrial 4.0, seus impactos no mundo do trabalho e na saúde mental – Prof. Arthur Lobato

Parte 3 – COVID 19: contextualização da pandemia / medidas gerais de prevenção / estratégia de enfrentamento do autocuidado e saúde. Prof. Roberto Ruiz

Módulo 3 – Dia 19.11, das 9h às 12h – Via Google Meet

Ementa Geral: Continuação dos temas elencados no módulo 2, em paralelo com as questões formuladas pelos alunos para o debate. Aprofundamento e abordagem das perguntas e questões trazidas pelos alunos para debate no módulo 2.

Fazendo Escola

O Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola é uma iniciativa do Sinjusc (Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Estadual) para a formação de servidores com parceria com o Sintrajusc e Sindjus (RS).

Entre os objetivos do Centro estão promover estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania, em especial para o aprimoramento do serviço público judiciário.

Os Sindicatos do Fazendo Escola representam categorias que tem especificidades, mas também enfrentam realidades parecidas no local de trabalho. O entendimento é que as atividades de formação são cada vez mais necessárias diante das transformações no Judiciário e seus impactos na vida e no trabalho dos servidores.

É importante ressaltar que a realização de palestras, cursos e pesquisas, em parceria com o Sinjusc, para formação e valorização na carreira também foi aprovada no Congresso do Sintrajusc realizado em setembro do ano passado.