Informes da Fenajufe e Sindicatos abrem o Encontro Nacional de Carreira da Federação

Com a participação de 24 Sindicatos de base, a Fenajufe iniciou na manhã deste sábado (20) o Encontro Nacional de Carreira da Federação. O encontro acontece em formato híbrido e neste fim de semana. A Fenajufe orientou as entidades que realizassem o debate para formulação de propostas sobre a carreira, tendo como base os documentos referentes ao acúmulo da Fenajufe sobre o tema e que foram também encaminhados com a convocatória. A delegação de Santa Catarina participou em formato presencial e virtual.

Participam presencialmente as coordenadoras Sandra Dias, Soraia Marca, Fernanda Lauria, Luciana Carneiro, Paula Meniconi, Denise Carneiro e Márcia Pissurno e os coordenadores Fabiano dos Santos, Roberto Policarpo, Luiz Cláudio Correa, Fábio Saboia, Charles Bruxel, Leopoldo Donizeti, Paulo José da Silva, Fabrício Loguércio, Ivan Bagini e Paulo Roberto Koinski; já no virtual, a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Edson Borowski, Thiago Duarte, Jaílson Lage, Manoel Gérson e José Ribamar França.

Da base, representantes do Sindjus/AL, Sinjeam/AM, Sitraam/AM, Sindjuf/PA-AP, Sindjufe/BA, Sintrajufe/CE, Sinje/CE, Sindissétima/CE, Sinjufego/GO, Sintrajufe/PI, Sintrajuf/PE, Sintrajud/SP, Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP, Sindjufe/MS, Sindjufe/MT, Sinpojufes/ES, Sisejufe/RJ, Sindjuf/PB, Sintrajurn/RN, Sinjuspar/PR, Sinjutra/PR, Sintrajusc/SC e Sintrajufe/RS.

A comissão organizadora do evento — composta pelos coordenadores Roberto Policarpo, Edson Borowski e Ribamar França — saudou os participantes e destacou a importância do evento e o trabalho da 11ª Diretoria Executiva da Fenajufe, que completou um ano neste mês de maio tendo realizado diversos encontros ao longo deste período. Os coordenadores salientaram que o encontro é o início dos debates sobre a carreira e que será concluído na Plenário Nacional em Belém do Pará no mês de novembro.

Momento importante

Renato Cantoni, diretor executivo do Sindicato Nacional dos servidores do Ministério Público da União (MPU), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), discussão das tabelas salariais, reconquistar direitos perdidos a garantir os avanços obtidos.

Já o vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Aldinon Silva, reforçou que a discussão da carreira acontece num momento importante e que no PJU e MPU não existe cargo mais importante que o outro.

Fórum de Carreira do CNJ

Coube a coordenadora Lucena Pacheco falar sobre os trabalhos do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – a coordenadora também participa da comissão de carreira do MPU. O Fórum de Carreira de CNJ iniciou os trabalhos ainda em 2021 com amplo debate sobre a alteração de escolaridade para ingresso no cargo de técnico (NS), regulamentação da polícia judicial e adicional de qualificação (AQ).

Os trabalhos do Fórum foram retomados neste ano e, acatando proposta da Fenajufe, o colegiado aprovou a criação de um grupo de trabalho (GT) dedicado aos debates da reestruturação da carreira dividido em três eixos: 1. Descrição de Cargos; 2. Desenvolvimento, Qualificação e Qualidade de vida no Trabalho (QVT); e 3. Reestruturação da Malha Salarial e política de recomposição.

Confira a abertura do Encontro Nacional de Carreira:

Programação desta tarde e amanhã (domingo):

14h – Desenvolvimento na carreira, atribuição dos cargos e capacitação

Vera Miranda – Assessora Técnica da Fenajufe

15h30 – Intervalo para o lanche

16h – Debate

18h – Encerramento do dia

⇒ 21/05 (Domingo)

9h – Política salarial (remuneração, política fiscal, comparativos entre as carreiras, legislação, empecilhos a superar, simulação de parâmetros)

Luis Alberto dos Santos

Debate