Hoje, 18, é Dia Nacional de Lutas dos SPFs

Nesta quarta-feira, 18 de maio, servidores federais de várias categorias em todo o país paralisam os trabalhos para exigir do governo o reajuste emergencial de 18%, referente às perdas acumuladas nos dois anos e meio de mandato do presidente Lula. A decisão de realizar uma paralisação de advertência foi tomada na última Plenária Nacional da Cnesf, uma vez que a data-base do funcionalismo público federal é em janeiro e, até hoje, não houve avanços nas negociações realizadas entre trabalhadores e governo.
Hoje acontece paralisações e atos de protesto contra a política econômica e em favor de uma política salarial para o funcionalismo público. Da base da Fenajufe, alguns sindicatos programaram atividades para marcar o dia de hoje. A maioria fará atos públicos e assembléias setoriais para pautar junto com a categoria os principais pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2005.
Os servidores reivindicam 18% de reajuste emergencial a título de antecipação das perdas acumuladas de 1995 a 2004 [mais de 127%]. Caso não haja avanços nas discussões da campanha salarial deste ano, a Cnesf cogita a necessidade de construir uma greve dos servidores públicos federais.
Para explicar à sociedade e à imprensa o motivo da realização do Dia Nacional de Lutas, a Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais [Cnesf] fará hoje uma coletiva com os principais veículos de comunicação. A entrevista será às 14h, na sede da Fenafisp, e contará com a participação de representantes de todas as entidades nacionais da Cnesf. A Fenajufe será representada pela diretora Maria da Graça Sousa. Antes, às 13h, as entidades se reunirão para preparar a intervenção dos representantes dos servidores na coletiva.
A Fenajufe entende que somente com a luta unificada será possível alcançar as reivindicações e uma política decente voltada para todas as categorias do funcionalismo federal. Por isso, reforça a importância da participação dos servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no Dia Nacional de Lutas e nas próximas mobilizações que serão marcadas pela Cnesf.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)