Greve no BESC continua

Por Marcela Cornelli

Os funcionários do BESC realizam nova assembléia hoje à tarde, às 16 horas, no auditório da Catedral, para definirem os rumos do movimento.

A paralisação do BESC foi deflagrada na última quinta-feira, dia 16/10, durante assembléia dos empregados que marcou greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 20/10.

Os sindicatos de Bancários do Estado querem que a direção do BESC acompanhe a Convenção Nacional firmada com a Fenaban, que prevê no mínimo reposição de 12,6%.

Até agora, a direção do banco não apresentou um índice de reajuste. A próxima negociação está prevista para quinta-feira, dia 23 de outubro.

No total foram realizadas quatro rodadas de negociação com a diretoria do banco. Nas duas primeiras, dias 7 e 10 de outubro, foram discutidas cláusulas sindicais e sociais, com renovação de boa parte do acordo coletivo em vigor. Na terceira, no dia 13, o banco comprometeu-se a negociar as cláusulas econômicas, o que não aconteceu. Nova negociação foi marcada para o dia 16 de outubro, mas de novo não foi apresentada proposta econômica, conforme o banco havia se comprometido. O resultado foi a deflagração da greve por tempo indeterminado.

Fonte: Sindicato dos Bancários de SC