Greve dos SPFs cresce em Santa Catarina

O movimento de greve cresce em Santa Catarina, com adesão do Incra e da Funai. Na Advocacia Geral da União (AGU), 40 servidores admionistrativos entraram em greve por tempo indeterminado ontem. Com isso, cerca de mil pessoas SOFs estão de braços cruzados. Também estão em greve os funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde o dia 5 de abril; da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que pararam no dia 18 de maio; e da Procuradoria da Fazenda Nacional, mobilizados desde o dia 3.
Algumas categorias decidem nos próximos dias se aderem à greve. Antes, fazem paralisação de advertência. É o caso dos servidores do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), que esta semana não trabalham, retomando as atividades na semana que vem, com o indicativo de greve a partir do dia 14. Os funcionários da Delegacia Regional do Trabalho também param hoje e decidem amanhã se aderem ao movimento nacional.
A greve dos servidores da Saúde agora atinge 36 municípios catarinenses. Na avaliação de diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs) , o movimento na Capital chega a 90%, enquanto no interior é de 85%. Entre os funcionários do Ministério da Saúde, a adesão seria de 90%. Todos os 260 funcionários federais do Hospital Florianópolis estão parados.

Com informações do Jornal A Notícia