Funcionários da Varig podem entrar em greve

Por Imprensa

Aeronautas e aeroviários da Varig disseram ontem que podem entrar em greve caso o governo federal confirme a intervenção na companhia, pelo receio de que isso reduza o número de passageiros voando pela empresa, com reflexo nos empregos.

Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) afirma que representantes da entidade terão encontro na tarde de hoje com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, para tratar do assunto. Os sindicalistas vão entregar um documento contendo uma proposta de recuperação da Varig, que enfrenta grave crise financeira. “A gente repudia a intenção de uma intervenção (…) Entendemos que é possível salvar a empresa sem uma intervenção de caráter político”, disse a presidente do SNA, Graziella Baggio.

Na última terça-feira (14/12), o presidente da Infraero, Carlos Wilson, afirmou em Manaus que o governo havia decidido fazer uma espécie de intervenção na Varig e colocou esta sexta-feira (17/12) como data limite para o anúncio da medida. Ontem o ministro da Defesa disse que ainda não há uma decisão tomada nesse sentido. A proposta de reestruturação do SNA inclui o controle do excesso de oferta de vôos, redução da carga tributária sobre o setor e renovação da frota, entre outros, para reduzir custos de manutenção. O sindicato também propõe uma carência de três anos e um prazo de 15 anos para a amortização das dívidas da empresa com o Setor Público Federal (incluindo as empresas estatais).

Fonte: Portal Vermelho