Fritsch discute antidumping do camarão na embaixada dos Estados Unidos

Por Janice Miranda

O ministro José Fritsch, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, será recebido às 16h de hoje pela embaixadora dos Estados Unidos, Donna Hrinak, para discutir o pedido de aplicação de medidas antidumping feito pelos produtores norte-americanos de camarão contra os produtores brasileiros. Antes, às 10h, um encontro no auditório do Bloco D da Esplanada dos Ministérios vai debater as estratégias de defesa que serão lançadas pelo governo em apoio à cadeia produtiva. Estarão presentes representantes dos governos dos Estados exportadores; dos Ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda; e da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão.

Segundo o ministro, é posição do governo oferecer todo o apoio necessário aos produtores de camarão do Brasil. Fritsch destacou que o País não pratica qualquer tipo de subsídio ou incentivo à produção de camarão. Os altos índices de produtividade alcançados pelos produtores provêm de pesados investimentos em pesquisa e tecnologia de criação. A produção também é favorecida pelo clima, que permite a oferta de camarão o ano todo.

Os produtores dos Estados Unidos – destino de 45% do camarão exportado pelo Brasil – alegam que a competitividade do Brasil provém da oferta de vantagens danosas ao livre comércio. E se preparam para agir no âmbito da Organização Mundial do Comércio. O Brasil produz cerca de 90 mil toneladas de camarão, exporta mais de 65 mil e detém o mais alto índice de produtividade: quase 6 toneladas por hectare/ano.

Fonte: Diário Vermelho com informações da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca