Fórum Social das Migrações nos dias 23 e 24


Começa neste domingo, 23, e vai até segunda-feira, 24, o Fórum Social das Migrações, antecedendo o V Fórum Social Mundial. O Fórum das Migrações é organizado por diversas entidades ligadas a igrejas, universidades, centros de pesquisa e movimentos sociais. O tema é Travessias na De$ordem Global. No mundo, há mais de 175 milhões de migrantes; em 1990 eram 90 milhões. Só os refugiados são mais de 16 milhões. Mesmo sendo indesejados pelas populações dos países ricos, acima de tudo, são necessários e geram muitas riquezas não só para os países de destino, mas também para os de origem.
Os imigrantes das Américas que estão nos Estados Unidos remeteram para seus países mais de US30 bilhões de dólares no ano de 2003. Isso representa apenas 6,6% da riqueza que eles produziram nos EUA, no mesmo ano, ou seja, US$ 450 bilhões. Excetuando os EUA e o Canadá, esse montante representa o 3º PIB das Américas, inferior apenas ao do Brasil e do México. Apesar de toda esta riqueza, aumentam a discriminação, a xenofobia, as legislações restritivas e os muros para impedir que os migrantes cheguem aos países ricos para poder trabalhar e garantir uma vida melhor para si e para os seus que ficaram na origem.
Para se inscrever é necessário acessar o site www.migracoes.com.br. Nesta página haverá um link do fórum e um item para inscrição. Os formulários devem ser preenchidos e, em seguida, enviados através do mecanismo de “envio”, na própria página. O processo de cadastramento e confirmação da inscrição começa a partir do dia 22 de janeiro à tarde, na rua Barros Cassal, 220. As pessoas que colaborarem com R$ 10,00 receberão uma bolsa com o material do Fórum Social das Migrações. (Fontes: Serviço Pastoral dos Migrantes e Agência de Informações Frei Tito para a América Latina)

Rosane Vargas e Marcelo Antunes, assessoria de imprensa do Fórum