Fenajufe solicita apoio ao ministro Gilmar Mendes para reestruturação da carreira do PJU

A Fenajufe foi recebida em reunião no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na segunda-feira, dia 11, para reivindicar apoio na reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU). Na ocasião, a coordenadora Soraia Marca e o assessor institucional Alexandre Marques foram atendidos pelo chefe de gabinete Eduardo Granzotto, a quem apresentaram a proposta consolidada e aprovada na XXIII Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe, realizada em novembro de 2023. O anteprojeto foi desenvolvido com base nas diretrizes estabelecidas após encontros com os sindicatos de base em 2022 e no encontro nacional de carreira em maio de 2023.

Os representantes dos servidores destacaram alguns pontos do anteprojeto, entre elas, a equiparação da remuneração com o “Ciclo de Gestão do Poder Executivo”, assim como ocorre nas carreiras dos servidores da Receita Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Senado Federal e Câmara dos Deputados, por exemplo. Além disso, também foram destacadas a redução da diferença salarial entre os cargos de técnicos e analistas com a superposição de tabelas; a aplicação dos mesmos efeitos da tabela para servidores(as) aposentados(as) e pensionistas e manutenção dos direitos adquiridos e das gratificações inerentes ao cargos e manutenção dos 13 padrões da carreira.

Para a Fenajufe, a reunião foi extremamente produtiva, pois o chefe de gabinete demonstrou grande interesse, registrando cuidadosamente diversos pontos em um resumo comparativo do anteprojeto fornecido pela coordenadora. Além disso, ele assegurou que encaminhará a demanda ao ministro Gilmar Mendes, o que reflete um passo significativo em direção aos objetivos da Federação.

Confira o informe da reunião: