Fenajufe realizará 5º Encontro Nacional de Comunicação em Manaus

Os jornalistas e dirigentes dos sindicatos filiados à Fenajufe já podem se organizar para participarem do 5º Encontro Nacional de Comunicação, no dia 4 de junho, em Manaus, às vésperas da XV Plenária Nacional da Fenajufe. O encontro deste ano, que tem como lema 5º Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe: Construindo a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, terá o objetivo central de debater a participação da Fenajufe, dos sindicatos de base e dos servidores do Judiciário Federal e MPU no processo de organização e elaboração da Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro deste ano.

Com o seu 5º Encontro, a Fenajufe pretende envolver os sindicatos e a categoria nas discussões dos temas que estarão na pauta da Conferência, como: concessões dos canis de rádio e TV, convergência digital, comunicação pública, estatal e privada, controle público e social do conteúdo da programação dos meios de comunicação, concentração de propriedade dos meios, legislação, entre outros pontos. O assunto será abordado nos painéis A Conferência Nacional de Comunicação e a Importância do Engajamento dos Movimentos Sociais e Sindical nesta Luta e Os trabalhadores do Judiciário Federal e MPU na Organização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

Além dos assuntos referentes à 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o 5º Encontro da Fenajufe terá o painel Comunicação Pública e imprensa Sindical, momento em que os participantes poderão debater a importância dos canais de TV públicos, conteúdo de sua programação e também a comunicação produzida atualmente pelas organizações dos trabalhadores.

A Fenajufe encaminhará a convocatória na próxima semana, mas desde já orienta que seus sindicatos de base se organizem para participar do 5º Encontro Nacional de Comunicação, por meio de seus dirigentes e jornalistas. A coordenadora Sheila Tinoco, que tem representado a Fenajufe nas reuniões da Comissão Pró-Conferência, ressalta a importância de todos participarem desse debate e orienta que os sindicatos enviem para o encontro não somente os diretores de comunicação e os jornalistas, como também os diretores de outras áreas dos sindicatos. O objetivo, de acordo com ela, é garantir, a partir do Encontro de Comunicação, o envolvimento de todos os sindicatos na organização das conferências estaduais que serão realizadas antes da Conferência Nacional, em dezembro.

Confira abaixo a programação do 5º Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe.

4/6/2009 – [quinta-feira]

09h30 – Abertura e apresentação do Clipe

10h00 – A Conferência Nacional de Comunicação e a Importância do Engajamento dos Movimentos Sociais e Sindical nesta Luta
· Fenajufe – Sheila Tinoco de Oliveira – Representante da Fenajufe na Comissão Nacional Pró-conferência e Coordenadora de Comunicação da Fenajufe.
· MST – a confirmar
· Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania – Ricardo Moretzon
· Abraço – José Sóter
· Intervozes – Jonas Valente
· CFP [Conselho Federal de Psicologia] – Roseli Goffman

12h00 – Intervalo para almoço

13h30 – Os trabalhadores do Judiciário Federal e MPU na Organização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação
· José Geraldo – professor de Direito, reitor da UnB e idealizador do projeto “Direito achado na rua”.
· Boaventura de Souza Santos – professor de Sociologia do Direito na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra [a confirmar]
· Repórter Brasil – Leonardo Sakamoto [a confirmar]

15h45 – Intervalo para lanche

16h00 – Comunicação Pública e imprensa Sindical
· Caio Teixeira, jornalista e editor do programa de Justiça do Trabalho na TV, produzido pela Assessoria de Comunicação do TRT de Santa Catarina.
· Beto Almeida, presidente da TV Comunitária de Brasília, jornalista e apresentador do programa Espaço Cultural, da TV Senado [a confirmar].
· Cláudia Santiago, jornalista e coordenadora do NPC.

17h30 – Encaminhamentos

18h30 – Encerramento