Fenajufe participará do Fórum Social Mundial 2010


No período de 25 a 31 de janeiro militantes sociais de vários regiões do país e do mundo voltarão novamente as atenções para mais uma versão do Fórum Social Mundial. Este ano, os ativistas que lutam por um outro mundo, poderão escolher onde participar do FSM 2010: Salvador ou Porto Alegre. A Fenajufe informa que vários de seus coordenadores participarão do Fórum.

O Fórum de Salvador, de 29 a 31 de janeiro, será temático e tem como finalidade a troca de experiências e articulações entre ONGs e movimentos sociais, além de ser “um espaço de construção de alternativas priorizando o desenvolvimento humano e a superação da dominação dos mercados, e ainda possibilitando exposição de teses, debates abertos, coordenação de lutas para o enfrentar a pobreza, a fome, o desemprego, a desigualdade, a exploração dos recursos naturais e o analfabetismo”. A estimativa dos organizadores é que a versão baiana reúna em torno de 50.000 pessoas. Os eixos transversais dos debates do FSM de Salvador são: Tolerância, pluralismo, violência e anti-racismo; Democracia substantiva e afirmação e empoderamento da sociedade civil; Gênero e alternativas a mercantilização e homogeneização; Respostas à crise; Descolonização do pensamento.

Em Porto Alegre, o FSM 2010 será de 25 a 29 de janeiro. Para esta versão já estão confirmadas as mesas e alguns nomes de palestrantes do Seminário Internacional “10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”, que acontecerá dentro da programação do Fórum Social 10 Anos. Entre os nomes já confirmados estão Boaventura de Souza Santos (Portugal), David Harvey (EUA), Francisco Whitaker (Brasil), João Pedro Stédile (Brasil), Diana Senghor (Senegal), Immanuel Wallerstein (EUA), Samir Amin (Egito), Christophe Aguitton (França) e Virgínia Vargas (Peru). Os debates serão divididos em painéis, que abordarão temas como: “Fórum Social Mundial – Balanço de 10 anos”; “Conjuntura mundial hoje”; “Elementos de uma nova agenda”; e “Sistematização das grandes questões e contribuição para o processo Fórum Social Mundial”.

Outros eventos ocorrerão na região metropolitana de Porto Alegre no mesmo período. De 22 a 29 de janeiro, será realizado, em Santa Maria e em Canoas, o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária e, de 26 a 28, em São Leopoldo, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

As versões de Porto Alegre e Salvador fazem parte do processo do Fórum Social Mundial 2010, que acontecerá de forma descentralizada, com eventos e atividades ao longo de todo ano em várias partes do mundo.