Fenajufe faz contato no STF e na Câmara sobre PCS

Coordenadores da Fenajufe e dirigentes de vários sindicatos retomaram nesta terça-feira, 144, as atividades de pressão em Brasília pela aprovação do PLs 6613/09, o PCS. Os sindicalistas estiveram estiveram no CNJ, onde conversaram com o juiz auxiliar da Presidência do STF, Fernando Marcondes. Os dirigentes perguntaram ao representante do Supremo se a reunião, prevista para ocorrer nesta terça, do ministro Cezar Peluso com Paulo Bernardo, do Ministério do Planejamento, estava confirmada.
Marcondes informou aos coordenadores da Fenajufe que até aquele momento não havia nada confirmado, mas garantiu que o STF continuava em contato permanente com o Planejamento com o objetivo de garantir que o encontro entre os dois ministros.
A mesma informação foi repassada pela assessoria do Ministério do Planejamento, segundo a qual o ministro chegou de viagem na noite de segunda, 13, e que a agenda não estava fechada.
Na avaliação da Fenajufe, nos últimos dias o STF tem dado várias informações que não confirmam o andamento das negociações entre a cúpula do Judiciário e o governo federal. A Federação lembra que, entre essas informações, se destaca a reunião entre os futuros ministros da Casa Civil e da Justiça, Antônio Palocci e José Eduardo Cardoso, respectivamente, com o ministro Cezar Peluso, quando sequer foi mencionado o PL 6613. Além disso, o juiz auxiliar informou à Fenajufe que a reunião do presidente Peluso com o ministro Paulo Bernardo, previsto para a sexta-feira, dia 10, teria sido adiada para esta terça, o que não ocorreu.
A Fenajufe e os representantes dos sindicatos fizeram contatos com os deputados, em especial com os da bancada do governo, para pedir apoio nas negociações entre as cúpulas do STF e do Executivo necessárias à aprovação, ainda este ano, dos planos de cargos e salários da categoria. Vários servidores se reuniram no corredor que dá acesso à sala da Presidência da Câmara, onde ocorria a reunião dos líderes partidários para discutir a pauta do plenário. Eles abordaram os deputados, solicitando que incluíssem na pauta da reunião dos líderes o requerimento de urgência pela aprovação dos PCSs.
O líder do PT, Fernando Ferro (PE), um dos deputados procurados pelos coordenadores da Fenajufe, se comprometeu a tentar incluir o tema no encontro dos líderes partidários. No entanto, ao final da reunião, os dirigentes sindicais obtiveram a informação de que não houve acordo sobre a pauta no plenário da Casa.
Já na saída da Câmara, os sindicalistas conversaram com o deputado Paulo Rocha (PT-PA) sobre a demora nas negociações em relação ao PCS dos servidores. Rocha se comprometeu a procurar outros deputados para irem juntos ao Ministério do Planejamento pedir o empenho do ministro Paulo Bernardo. Segundo o deputado, o objetivo é solicitar que o ministro agilize as negociações dentro do governo federal, de forma parcelada, como ocorreu nos PCSs anteriores. Com informações da Fenajufe