Fazendo Escola volta com curso sobre trabalho, saúde e tecnologia

Após muita dedicação e trabalho pelo Fazendo Escola, convidamos os servidores para o curso sobre TrabalhoSaúde e Tecnologia: a realidade no Judiciário frente à pandemia e à Revolução 4.0. O evento acontecerá em três encontros online e um estudo dirigido no mês de novembro, dias 5, 12 e 19. Depois de uma articulação política importante, o SINTRAJUSC e o SINDJUS/RS também ingressaram na composição do atual Conselho Diretor do Fazendo Escola, iniciativa do Sinjusc (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina).

As inscrições são limitadas, estão abertas e podem ser feitas por aqui.

O Arqueólogo, Livre docente e Doutor em Ciências/USP, Rossano Bastos; o Médico da UFSC e Mestre em Saúde coletiva/Unicamp, Roberto Ruiz e o Psicólogo e pesquisador da Prunart/UFMG, Arthur Lobato são os professores que ministraram a formação.

O curso foi pensado como forma de instrumentalizar os servidores sobre as novas formas de adoecimento no trabalho e prepará-los para um despertar de consciência e enfrentamento às formas de exploração.

Como está organizado: um encontro introdutório realizado através de uma transmissão ao vivo pelo Canal do Fazendo Escola, onde os professores participantes farão uma intervenção expositiva com duração de 1h30min, e dois outros encontros que irão compor os módulos realizados em forma também expositiva com 3 horas de duração. Sendo que o terceiro e último módulo serão participativos acolhendo questões, dúvidas e perguntas formuladas pelo chat, ou e-mail a partir do segundo encontro.

Veja programação prévia:

Módulo 1 (Aula inaugural) – Dia 05/11, às 19h – Via Canal no Youtube do Fazendo Escola

Aula introdutória aberta a participação dos alunos com abordagem geral dos conteúdos a serem desenvolvidos nos dois módulos seguintes. Terá a participação dos 3 docentes do curso cada um explanando sobre sua parte (duração 1hora e 30 min).

Módulo 2 – Dia 12.11, das 09h às 12h  – Via Canal no Youtube do Fazendo Escola.

Parte 1 – Aspectos Conjunturais e permanentes na relação de trabalho – Prof. Rossano Lopes Bastos.

Parte 2 – A revolução industrial 4.0, seus impactos no mundo do trabalho e na saude mental – Prof. Arthur Lobato.

Parte 3 – COVID 19: contextualização da pandemia / medidas gerais de prevenção / estratégia de enfrentamento do autocuidado e saúde. Prof. Roberto Ruiz.

Módulo 3 – Dia 19.11, das 09h às 12h – Via Google Meet

Ementa Geral: Continuação dos temas elencados no módulo 2, em paralelo com as questões formuladas pelos alunos para o debate. Aprofundamento e abordagem das perguntas e questões trazidas pelos alunos para debate no módulo 2. Duração: 3 horas compartilhada com os 3 professores.

A programação detalhada será postada em breve. Acompanhem!

SOBRE O FAZENDO ESCOLA

Entre os objetivos do Fazendo Escola estão promover estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania, em especial para o aprimoramento do serviço público judiciário.

Os Sindicatos do Fazendo Escola representam categorias que tem especificidades, mas também enfrentam realidades parecidas no local de trabalho. O entendimento é que as atividades de formação são cada vez mais necessárias diante das transformações no Judiciário e seus impactos na vida e no trabalho dos servidores.

É importante ressaltar que a realização de palestras, cursos e pesquisas, em parceria com o Sinjusc, para formação e valorização na carreira também foi aprovada no Congresso do Sintrajusc realizado em setembro do ano passado.

O Sintrajusc participou em julho da Assembleia Geral Ordinária online do Centro. A coordenadora Denise ficou como Primeira-Tesoureira da associação e o servidor Adailton fará parte do Conselho Científico.