Entidades sindicais entregam ao governo abaixo assinado contra demissões

Representantes de várias entidades sindicais de trabalhadores entregaram nesta quarta-feira [26] ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, o abaixo assinado reivindicando que o governo federal edite uma Medida Provisória contra as demissões imotivadas em função da crise econômica internacional. Vários sindicatos e federações participaram da entrega das mais de 43 mil assinaturas, como a coordenadora de comunicação da Fenajufe Sheila Tinoco; a diretora do Sintrajuf-PE, Kátia Saraiva; o diretor da CUT nacional Júlio Turra e o diretor da CUT do Rio Grande do Sul Marcelo Carlini, que também é servidor do Judiciário Federal em Porto Alegre.

Sheila lembra que a participação no ato desta quarta-feira cumpre a deliberação da última reunião ampliada da Fenajufe, em que foi aprovado o plano de lutas para que a Federação e os sindicatos apoiem a edição da MP contra as demissões. O item relacionado a esse tema no plano de lutas afirma que a Fenajufe deve lutar “contra as demissões em massa resultantes da crise mundial, exigindo que o governo Lula edite uma medida provisória que garanta a estabilidade de emprego, proibindo as demissões”.

Segundo a coordenadora da Fenajufe, também participaram da atividade representantes de várias outras entidades sindicais, entre as quais o Sindsep-DF, Sindicato dos Rodoviários de São Paulo, Sintrafrios-RJ, Sintepe-SC e a União Nacional dos Estudantes [UNE]. As assinaturas foram recebidas pelo ministro Múcio Monteiro, que também estava acompanhado dos deputados federais Fernando Nascimento [PT-PE] e Geraldo Magela [PT-DF].

O diretor da CUT nacional Júlio Turra falou em nome dos trabalhadores e explicou o esforço das entidades sindicais pela campanha em defesa da edição da MP. De acordo com ele, o abaixo assinado circulou em feiras, assembleias, sindicatos, encontro de trabalhadores, em todas as regiões do país.

O dirigente da CUT também reivindicou que o governo e os parlamentares atuem para garantir a aprovação, no Congresso Nacional, da Convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho, que proíbe as demissões imotivadas. Ele ressaltou que é preciso tomar medidas concretos contra as demissões no país e a ratificação da Convenção 158, segundo ele, é uma das iniciativas que resolveria esse problema.

O ministro das Relações Institucionais, Múcio Monteiro, recebeu o abaixo assinado com as mais de 43 mil assinaturas e disse que pretende marcar uma reunião com o ministro Luiz Dulci, da Secretaria da Presidência da República, para, juntos, entregarem a reivindicação dos trabalhadores ao presidente Lula.

Da Fenajufe – Leonor Costa