Entidades organizam ato unificado do dia 26 de março

Várias entidades representativas dos servidores públicos federais e a Central Única dos Trabalhadores organizam a manifestação do funcionalismo federal, marcada para o próximo dia 26, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O Dia Nacional de Lutas unificado terá como principais eixos a ratificação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, a manutenção das negociações com o governo e a preservação dos acordos e compromissos assinados entre o governo e os servidores em 2007. No mesmo dia 26 haverá a Marcha Nacional em Brasília, organizada pela Condsef, que também contará com a participação das outras entidades da Cnesf.

A Convenção 151 trata das relações trabalhistas entre o governo e os servidores públicos e a 158 defende os trabalhadores de demissão imotivada, abrangendo todos os ramos da atividade econômica e todos os trabalhadores assalariados. Na avaliação da CUT, a aprovação no Congresso Nacional dessas Convenções deve ser uma da prioridades da luta do movimento sindical no momento.

As entidades também criticam a postura do governo federal em utilizar o fim da cobrança da CPMF como argumentos para promover cortes no Orçamento de 2008 e reforçam a necessidade de uma reação unificada de todas as categorias do funcionalismo federal.

Mesmo com a realização da XIV Plenária Nacional, de 28 a 30 de março, em Recife, a Fenajufe orienta que os sindicatos enviem delegações para participar do ato unificado no dia 26 de março. O objetivo é garantir a presença, nas manifestações, de representantes do Judiciário Federal e MPU que não estarão na Plenária, em Recife.

Os sindicatos também devem divulgar, na base, os atos em Brasília e participar das mobilizações com os demais setores do funcionalismo federal que serão realizadas nos Estados.

Da Fenajufe – Leonor Costa