Entidades dos servidores aprovam Plenária Nacional e calendário de mobilização

Dirigentes sindicais que fazem parte da Cnesf [Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais] se reuniram na manhã da última terça-feira, 3 de março, em Brasília, para definir um calendário unificado de mobilizações. Representantes do Assibge/SN, Andes/SN, Sinasefe, ASFOC [Associação dos Servidores da Fundação Osvaldo Cruz] e Conlutas discutiram, também, vários assuntos que estão na pauta dos debates das diversas categorias do funcionalismo público federal. De acordo com relato dos dirigentes, essa reunião foi convocada para dar seguimento às discussões em torno da campanha salarial do funcionalismo federal e a luta contra o desemprego, fruto da crise econômica que preocupa o país e o mundo.

Na reunião, os representantes das entidades nacionais reafirmaram alguns eixos da campanha salarial, já apresentados em reunião realizada anteriormente. Ficou definido que, a partir de estudo já elaborado, o Dieese vai calcular um índice de reajuste emergencial para todas as categorias de servidores públicos federais, que será apresentado na próxima reunião. As entidades da Cnesf também decidiram, nessa última reunião, incluir na pauta de reivindicações a retirada, do Congresso Nacional, do PLP 306/08, de autoria do deputado Eduardo Valverde [PT/RO], que extingue o RJU.

No mesmo dia 3 de março, à tarde, foi realizada a reunião da bancada sindical, com a participação do Assibge/SN, Andes/SN, CNTSS, Condsef e Conlutas, oportunidade em que discutiram as propostas aprovadas na reunião da Cnesf e também definiram o calendário unificado de mobilizações. Entre as principais atividades aprovadas, se destacam a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, no dia 15 de março; e o lançamento da Campanha Salarial de 2009, no dia 18 de março.

Confira abaixo o calendário:
14/03 – Plenárias Nacionais Setoriais
15/03 – Plenária Nacional dos SPFs
17/03 – Ato Público em defesa dos direitos dos aposentados [paridade];
18/03 – Lançamento da Campanha Salarial dos SPFs;
01/04 – Indicativo de participação no Dia Nacional de Luta contra o desemprego e por estabilidade [confirmar na próxima reunião].

Quanto aos eixos de reivindicação, os pontos são os seguintes:
– Índice geral de reajuste salarial [ainda em debate para definição na próxima reunião];
– Cumprimento de todos os acordos, por parte do governo, firmados com os servidores;
– Paridade com integralidade salarial entre ativos e aposentados/pensionistas;
– Retirada dos projetos de lei 001, 092, 248 e 306 do Congresso Nacional;
– Aprovação da Convenção 151 [OIT], com direito irrestrito de greve no serviço público;
– Reajuste dos benefícios [auxílio alimentação, auxílio creche, diárias e contrapartida do plano de saúde];
– Fim do desmonte dos órgãos públicos [Funasa, Incra, Iphan Ibama, dentre outros];
– Planos de Carreiras/DPC;
– Antecipação das tabelas remuneratórias de 2010 a 2011.

A próxima reunião da bancada sindical será na terça-feira, 10 de março, às 14h, no auditório da Condsef.

Da Fenajufe – Leonor Costa