ENEJE termina com a apresentação de propostas e resoluções para o aprimoramento da Justiça Eleitoral

Os participantes do Encontro Nacional da Fenajufe com os Servidores da Justiça Eleitoral – ENEJE, que ocorreu no final de semana passado em Brasília, apresentaram uma série de propostas de resolução relacionadas aos temas debatidos durante o encontro. Em sua maioria, as propostas tratam sobre questões como a extinção de zonas eleitorais, Concurso Nacional de Redistribuição, reajuste dos auxílios dos servidores, gratificação eleitoral, corte no orçamento das eleições de 2018, direito de advogar para os servidores do PJU e MPU, reforma política e a decisão do STF sobre o pagamento dos quintos. O Sintrajusc foi representado pelo servidor Aldo Guella Júnior, da Eleitoral de Chapecó.

Todas as propostas, conforme explicou o Coordenador-Geral da Fenajufe, Júlio Brito, serão encaminhadas à Diretoria Executiva da Fenajufe, que fará a deliberação. “O ENEJE não é um fórum deliberativo, por tanto não foi feita a apreciação das propostas elaboradas e apresentadas por todos os participantes do encontro, que representam os interesses dos seus sindicatos de base. A partir de agora, todas as propostas serão sistematizadas e apresentadas à Diretoria Executiva da Fenajufe, que fará a deliberação das propostas”, explicou Júlio, que coordenou as mesas de debate do encontro.

Avaliação – De acordo com os coordenadores da Fenajufe que participaram do ENEJE, o encontro permitiu um diagnóstico precioso sobre a situação dos cartórios eleitorais de todo o país. “Foi um encontro muito produtivo, num ambiente tranquilo de discussão que propiciou um acúmulo e aprofundamento importante dos temas pautados. Estamos em um momento grave de ataque aos direitos dos servidores e desmonte do serviço público e PJU/MPU, entre eles a extinção das zonas eleitorais e precisamos enfrentar o projeto de Estado mínimo, em curso no País”, afirmou a coordenadora de Comunicação, Mara Weber.

A expectativa agora, de acordo com coordenador Costa Neto, é de que a Fenajufe e os Sindicatos encaminhem, o mais breve possível, as propostas que forem acolhidas a partir dos debates do ENEJE. “Foram debates excelentes, com ampla participação dos companheiros de todos os estados. Durante estes dois dias, debatemos temas relevantes, a exemplo da questão da extinção de zonas eleitorais, que é uma questão que tem causado um grande transtorno para os servidores da eleitoral em todo o país”, ressaltou.

O principal diagnóstico, de acordo com o coordenador Helenio Barros, é de que há um descontentamento geral dos servidores da Eleitoral, diante do avanço do processo de desmonte do serviço público. “É sempre positivo que possamos realizar encontros como este, para que possamos fazer um balanço da situação pelo país. Foi um encontro muito rico politicamente, que nos possibilitou um enriquecimento grande sobre os pleitos da justiça eleitoral do Brasil. Agora é esperar que as propostas positivas apresentadas aqui sejam encaminhadas pela Diretoria Executiva da Fenajufe aos sindicatos e entidades de base”, destacou.

Encontro – Encontro Nacional da Fenajufe com os Servidores da Justiça Eleitoral contou com a participação de 41 servidores, representando 18 sindicatos de base.

Atualizada às 14h44 de 21/8/2016 para substituição da expressão "direito dos servidores da eleitoral de advogar" por "direito de advogar para os servidores do PJU e MPU".

Foto: Joana Darc