Em Jornada de Formação quinta (13), Lênio Streck falará sobre o papel do Judiciário

Na próxima quinta-feira, 13, às 18h30min, o Sintrajufe/RS promove o terceiro painel da jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”, que vai até dia 2 de junho. O tema será “Quem é o Poder Judiciário brasileiro – qual Judiciário queremos?”, com o advogado e professor Lênio Streck. O evento pode ser acompanhado em https://www.youtube.com/channel/UCYr8nWqeUbqIs8sI5ekTv1w e terá retransmissão do Sintrajusc em facebook.com/SintrajuscSindicato

No encontro, o foco será o Poder Judiciário brasileiro, um espaço de garantia de direitos para a maioria ou garantia do status quo para uma minoria? Serão tratados os vários aspectos que marcam a atuação e o papel desse poder no Brasil, sua estrutura hierárquica, modelo de gestão expresso no planejamento CNJ, direitos humanos, gênero e raça, direitos sociais e garantias individuais e coletivas.

Sobre o painelista

Lênio Streck é ex-procurador de Justiça do estado do Rio Grande do Sul, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, da Unesa-RJ, da Roma-TRE (Scuola Dottorale Tulio Scarelli), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra FDUC e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional e presidente de honra do Instituto de Hermenêutica Jurídica (RS-MG). Escreveu, entre outras obras, “Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica”, “Hermenêutica Jurídica e(m) Crise”, “Verdade e Consenso”.

Sobre a jornada

A jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não” é constituída por seis encontros. Cada evento foi organizado de modo que saúde e relações de trabalho sejam pensadas de maneira ampla, com a compreensão da realidade em que estamos inseridos. A programação pode ser conferida aqui.

A jornada teve início no dia 29, com o painel “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, com a presença da médica e professora Margarida Barreto. O segundo encontro ocorreu no dia 6, com o cientista político e professor Henrique Carlos de Oliveira de Castro falando sobre “Formação do Estado brasileiro: as origens da subalternidade”.

O evento conta com a parceria de diversos sindicatos e instituições na divulgação e na retransmissão. Todos os encontros são abertos ao público, que pode acompanhar as palestras pelo canal no Youtube e na página do Facebook do Sintrajufe/RS e das entidades parceiras.

Haverá emissão de certificado de participação para interessados e interessadas. O formulário é disponibilizado aos e às participantes durante a transmissão de cada evento.