Em defesa dos direitos, quinta tem Ato e Assembleia na Federal

Dia 14, quinta-feira, diversas categorias do serviço público e da iniciativa privada irão protestar para deixar claro que não iremos aceitar mais retirada de direitos e ataques ao serviço público. Em Assembleia, os servidores aprovaram paralisação de duas horas, das 16 às 18 horas, com concentração na Justiça Federal. Às 16 horas também haverá Assembleia na Justiça Federal para eleger a Comissão Eleitoral que organizará a eleição do SINTRAJUSC (triênio 2018/2020).
Em meio à aprovação de medidas como a reforma trabalhista e a liberação das terceirizações, o governo de Michel Temer (PMDB) vem forjando novas formas de enriquecer ainda mais os mais ricos. A reforma da Previdência é mais um passo nesse caminho, favorecendo os banqueiros enquanto a maioria da população vê ameaçado o direito à aposentadoria. Ao mesmo tempo, Temer mira diretamente no serviço público, buscando acabar com a estabilidade dos servidores.
No Poder Judiciário da União, o desmonte avança, provocando prejuízos para o cidadão e para os servidores. Na Justiça Eleitoral, o processo de extinção de zonas eleitorais tem provocado situações surreais no país, em que servidores nem sequer sabem onde irão trabalhar após terem seus locais de trabalho extinguidos pelo rezoneamento.
Na Justiça do Trabalho, uma série de medidas de reestruturação também está preocupando servidores, que terão suas unidades de trabalho extintas e correm o risco de ter que mudar de cidade.
O cenário – com reiterados ataques aos serviços públicos, seja com a terceirização em curso ou a demissão de servidores efetivos (PL 116/17 avança no Senado),  – indica que a privatização dos serviços judiciais já está gestada.
Por isso, é fundamental que os servidores tirem duas horas de seu dia, na quinta, para protestar contra essas medidas.

Plenária da Fenajufe
Na Assembleia do dia 6, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes para a XXI Plenária Nacional da Fenajufe, que acontece entre os dias 9 e 12 de novembro em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). A delegação de Santa Catarina será a seguinte: Titulares: Mauro Angelo Taffarel (JF Chapecó); Lusmarina da Silva (JF Florianópolis); Paulo Roberto Koinski (JF Florianópolis); Sérgio Mendonça (JF Florianópolis); Luiz Roberto Silveira (JF Florianópolis); Severino Duarte (JT Florianópolis). Suplentes: Devair Esmeraldino (JF Florianópolis); Maria José Olegário (JT aposentada); Eleuse Fátima Ritter (JF Chapecó) e Alexandre Lapagesse (JF Florianópolis).