Em ato contra a Reforma Administrativa em Brasília, Fenajufe reforça luta em defesa do serviço público

A Fenajufe participou, nesta sexta-feira (30), do ato organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) em defesa do serviço público, da vacina para todos e contra a reforma administrativa (PEC 32/20). Os coordenadores Fernando Freitas e Roberto Policarpo participaram respeitando as medidas de segurança sanitária.

Estiveram presentes, além da Fenajufe, o Andes-SN, CSP-Conlutas, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Assibge-SN, Fasubra, Sindireceita, Sinait, ASOC, Sinal, CUT, entre outras entidades.

Com faixas que pintaram a Esplanada dos Ministérios contra os ataques do governo aos servidores, as entidades se organizaram e estenderam faixas nos ministérios. A Fenajufe iniciou a concentração em frente ao Ministério da Justiça; em seguida, respeitando as determinações de distanciamento, os coordenadores seguiram até a Praça dos Três Poderes para ato simbólico em respeito, também, às vítimas da pandemia.

No momento das falas, os dirigentes criticaram os ataques de governo ao funcionalismo, deixando claro que a prioridade precisa ser o combate à pandemia, com vacinação para todos e não uma reforma administrativa que prejudicará os servidores à população. Nessa quinta-feira (29), o país atingiu a triste marca de 400 mil mortes por Covid-19 e mais de 14,6 milhões de infectados. Diversos estados estão com a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80% e com dificuldades na aplicação da segunda dose das vacinas por falta de imunizantes.

Pela Fenajufe, o coordenador Fernando Freitas deixou claro o posicionamento da Federação contra a PEC 32/20 e contra qualquer tipo de reforma que diminua a prestação do serviço público, que ataque os trabalhadores e retire direitos da população.

A PEC 32/2020 visa o desmonte do Estado e do serviço público de qualidade para a sociedade. A proposta, entre outros pontos, vai permitir a criação de vínculos sem a regra geral do concurso, aumentando a indicação para cargos comissionados. Além disso acaba com a estabilidade e propõe o fim do Regime Jurídico Único (RJU).

Pressão na CCJ

A CCJ já iniciou os debates sobre PEC 32/20 na comissão. Ao todo, serão sete audiências públicas até 14 de maio. A Fenajufe participará do debate na próxima segunda-feira (3) e orienta pressão máxima sobre os membros da comissão com mensagens no e-mail, nas redes sociais e Whatsapp.

Pressione os parlamentares catarinenses. Selecione abaixo o estado SC, veja a posição de cada um e envie mensagem pelas redes sociais.

Acesse aqui o Na Pressão e envie mensagens no Whatsapp dos deputados

Pressione o relator Darci de Matos nas redes dele:

E-mail: dep.darcidematos@camara.leg.br

Celular: (47) 99601-3648

Instagram: https://www.instagram.com/depdarcidematos/

Facebook: https://www.facebook.com/Depdarcidematos

Twitter: https://twitter.com/depdarcidematos

Petição online

Reforçando a mobilização contra a Reforma Administrativa, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público divulgou petição pública colhendo assinaturas para que o projeto saia de pauta. O documento é endereçado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). Para assinar a petição online, acesse AQUI

Raphael de Araújo, da Fenajufe (texto, vídeo e fotos)