Diretoria Executiva define eixos para Dia Nacional de Paralisação

A coordenadora de plantão em Brasília Lúcia Bernardes afirma que durante reunião, realizada na sexta-feira [24], em Brasília, a Diretoria Executiva debateu uma série de iniciativas da Federação a serem encaminhadas nos próximos meses e também que serão apresentadas na reunião ampliada, nos dias 15 e 16 de agosto. Na reunião, foram discutidas as propostas apresentadas pela comissão interdisciplinar e pelos diretores gerais e também a estratégia de atuação que deverá ser adotada na luta pelo Plano de Carreira.

Os coordenadores da Fenajufe avaliaram a necessidade de os sindicatos garantirem a participação da categoria no Dia Nacional de Paralisação, marcado para 14 de agosto, em todo o país. O objetivo da Fenajufe e dos sindicatos filiados, ao aprovarem essa data, é mobilizar os servidores para uma campanha mais intensa nos próximos meses em defesa da revisão salarial e do Plano de Carreira. No dia 14 de agosto, além dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, também estarão mobilizadas várias outras categorias e militantes dos movimentos sociais, na Jornada Nacional Unificada de Lutas, convocada pela CUT e outras centrais sindicais.

O Dia Nacional de Paralisação, conforme deliberado pela Diretoria Executiva, terá o seguinte eixo central: Revisão salarial e defesa do Plano de Carreira; e redução da jornada de trabalho sem redução de salário e direitos. Neste sentido, a diretoria da Fenajufe orienta que os sindicatos organizem suas atividades para o dia 14 de agosto, se integrando à Jornada Nacional Unificada de Lutas, e confeccionem materiais gráficos, como faixas, cartazes e camisetas abordando os eixos específicos da categoria.

Outro encaminhamento aprovado na reunião da Diretoria Executiva na sexta-feira [24] é o posicionamento contrário à proposta dos diretores gerais, apresentada à comissão interdisciplinar no dia 29 de junho. A diretoria da Federação solicitará audiências com os DGs e presidentes dos tribunais superiores para conversar sobre o Plano de Carreira e reivindicar que não haja retrocesso em relação à atual lei do PCS e tentar impedir a quebra da paridade. Também vão cobrar dos tribunais empenho para a aprovação do PL 319, discutir a tabela salarial para que nenhum servidor tenha perdas, cobrar a continuidade da discussão sobre a proposta de Plano de Carreira, barrar a gratificação de desempenho e garantir a correção das distorções salariais entre os cargos.

A Fenajufe orienta, mais uma vez, que todos os sindicatos informem as atividades que serão realizadas nas próximas semanas e especialmente no Dia Nacional de Paralisação. No final do dia 14, será feito um quadro de mobilização e, para isso, a Fenajufe conta com a colaboração de todos os sindicatos.

Da Fenajufe – Leonor Costa