Dia 28 tem seminário contra as privatizações

O Mucap – Movimento Unificado contra a Privatizações, do qual o Sindprevs/SC faz parte, realizará, no dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público), no Plenarinho ALESC – Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, o 1° Seminário Estadual contra as Privatizações e em Defesa da Soberania.

Esse Seminário nasce das lutas concretas que a classe trabalhadora do campo e da cidade acumula ao longo dos tempos e mais recentemente da unidade de várias entidades, que junto com o Sindprevs/SC se uniram para enfrentar a perversa ação das elites que visam privatizar o serviço público.

Depois do fracasso das privatizações que contaminaram nosso País na década de 90, (energia, comunicação, minérios, etc…), a velha privatização volta à cena e, para iludir o povo, surge sob nova roupagem: PPPs (Parcerias Público-Privadas); O.S. (Organizações Sociais); Fundações Estatais de Direitos Privados; Concessões. Ações que se generalizam em todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) mercantilizando criminosamente direitos fundamentais do povo como a saúde, educação, segurança e transporte.

Esse processo torna-se mais visível para a população à medida que a atual crise do capitalismo se aprofunda. A crise não é só econômica mas também é social, moral e estrutural, mas para as elites dominantes a saída será “simples”: o povo trabalhador é quem pagará com mais horas de trabalho, salários mais baixos, mais carestia e mais privatização do bem público. Acalmar o mercado significa aumentar o lucro dos banqueiros com a privatização das riquezas e dos direitos do povo.

Diante disso é que precisamos lutar e, a exemplo da década de 90 quando aqui no Estado conseguimos unificar as mais diversas entidades do movimento sindical e popular através do Mucap (Movimento Unificado Contra as Privatizações). Por isso, convidamos a todos e todas a participarem do Seminário e juntos fortalecermos esse movimento e cada vez mais nossas lutas.

Confira programação

Dia 28/10 (Dia do Servidor Público)

Local: Plenarinho ALESC em Florianópolis

8h30mim – Debates:

1-Capitalismo e Privatização. Palestrante: Geraldo Barbosa- ADEESC

2-As novas formas de privatização. Palestrante: Lúcia Pádua- Seguridade Social/RJ

3-A Privatização da Energia: O Petróleo tem que ser nosso. Palestrante: Fernando Siqueira – AEPET/RJ

14h – Mucap: anos 90 uma década de luta contra as Privatizações em SC. Palestrantes: Elaine Tavares – SJSC e Dinovaldo Gilioli – Diretor do Sinergia.

15h – Plenária de Organização

O Seminário é aberto a todos e gratuito.

Fonte: com informações do sítio do Sintufsc (www.sintufsc.ufsc.br)