– Deputado Policarpo apresentará relatório do PL 6613/09 na próxima semana

RIO DE JANEIRO – 05/06/11 – O debate da tarde deste sábado [05] da XVI Plenária Nacional, no Rio de Janeiro, contou com a participação do deputado federal e relator do PL 6613/09 na Comissão de Tributação e Finanças [CFT] da Câmara, Roberto Policarpo [PT-DF], que foi enfático: “A categoria tem que fazer algo de concreto. Eu vou fazer a minha a parte, o relatório. Mas os servidores precisam entrar em greve. Foi através de grandes greves nacionais que a categoria conquistou a ampliação do salário e direitos. Não adianta só uma parte participar”, disse, em tom de recado aos servidores.

Policarpo revelou que pretende fazer o relatório do PL 6613 propondo a equiparação do salário dos servidores do Judiciário com os do Executivo e do Legislativo, além de medidas compensatórias para diminuir a quantidade e valores das comissões comissionadas. “Será uma medida importante para sinalizar para a sociedade que nós queremos um Judiciário e o Ministério Público profissionalizados, sem assédio moral e com consciência do seu papel na conjuntura do país”, destacou o deputado federal Roberto Policarpo.

O relator do PL 6613 informou, ainda, ao plenário que vai enviar o relatório para a Comissão de Tributação e Finanças [CFT] nos próximos dias. De acordo com ele, já houve conversas com os técnicos da comissão, que teriam firmado o compromisso de também emitir relatório mesmo sem a negociação prévia que garantiria o orçamento para a aprovação do PL 6613.

O deputado expôs para os delegados e observadores da Plenária que a decisão de apresentar o relatório aconteceu após conversar com companheiros e refletir que, para a aprovação do PCS a categoria terá que repetir a ação de 2001, quando mesmo sem acordo orçamentário após realização de muita pressão da categoria os técnicos da Comissão de Tributação e Finanças emitiram um relatório, que na prática, serviu de instrumento para auxiliar o processo de negociação com o Judiciário, e posteriormente, a aprovação no Legislativo.

Policarpo finalizou sua participação na Plenária fazendo um pedido à categoria: “Não vejam meu relatório como definitivo. Ele é o primeiro passo para a aprovação do PL 6.613”.

Tatiana Lima, do Rio de Janeiro