Delegados aprovam propostas do 4º Encontro Nacional de Comunicação

As propostas apresentadas pelos participantes do 4º Encontro Nacional de Comunicação, realizado no dia 27 de março, em Recife, também foram apreciadas na XIV Plenária Nacional. As sugestões foram aprovadas e entrarão no plano de lutas que norteará as ações da Fenajufe nos próximos anos. Confira os pontos.

– Realização de oficinas para qualificar a utilização dos meios de comunicação sindical da Federação e sindicatos de base [boletins, jornais, revistas, internet, rádio web, TV web, entre outros] e oficinas de trocas de experiências entre os sindicatos.
– Viabilizar a troca de informações entre jornalistas dos sindicatos e Fenajufe.
– Investir na profissionalização dos departamentos da Federação que se relacionam com a Comunicação [administrativo, jornalistas, assessorias de imprensa e política, informática].
– Consolidar a Rede de Comunicação da Fenajufe.
– Participação dos sindicatos na luta pela realização da Conferência Nacional de Comunicação.
– Sindicatos devem ajudar a viabilizar comitês estatuais de Democratização de Comunicação com vistas à realização das Conferências Estaduais e Nacional.
– A Federação deverá repassar para sindicatos as deliberações e encaminhamentos das reuniões da pró-conferencia.
– Suporte para sindicatos com dificuldade ou em processo de construção do setor de comunicação.
– A Federação deverá requerer espaço na grade da TV Justiça para federação e sindicatos de base;
– Criação de Banco de Dados, na página da Federação, sobre idéias e experiências entre jornalistas e setor de comunicação, propiciando uma maior interação entre os profissionais de imprensa dos sindicatos.
– Federação deverá indicar e orientar os setores de comunicação, ao final de cada encontro [seminários, encontros, plenárias, congressos, outros] as principais discussões e pautas deliberadas, para subsidiar e alimentar os materiais da imprensa sindical.
– Incluir na grade de programação da Rádio Fenajufe a seção “A voz do Ouvinte” [fala servidor].
– Fenajufe deverá orientar ou pautar como os sindicatos deverão enviar os materiais, entrevistas e divulgação de eventos para serem veiculados na Radio Web.
– Federação deverá realizar cartilha básica sobre como alimentar rádio web.
– Melhorar a divulgação do link da rádio Web.
– Orientação que sindicatos e Federação utilizem papel reciclado.
– Que as pautas dos encontros sejam formuladas com a participação dos sindicatos de base.
– Orientação para utilização de formatos livres e formato ODF [software livre, etc].

Da Fenajufe, Leonor Costa