CUT ocupará Congresso na próxima quarta-feira (04/07)

A partir das 9h da próxima quarta-feira, 4 de julho, a CUT tem um novo desafio no calendário de lutas deste ano. Com a presença de lideranças da Central e de confederações, federações e sindicatos filiados, a CUT vai realizar mais uma ocupação pacífica no Congresso Nacional. A última aconteceu em novembro de 2005, quando centenas de militantes sindicais percorreram gabinetes e comissões para entregar a Agenda dos Trabalhadores, conjunto de propostas para o desenvolvimento com valorização do mundo do trabalho.
Para o presidente da CUT, Artur Henrique, o momento político atual é diferente daquele, e como reflexo da mudança de conjuntura e com o acúmulo dos debates que a Central está desenvolvendo, a intervenção ganhou maior densidade. “Estaremos pressionando os congressistas para convencê-los a votar de acordo com os interesses da maioria do povo, na medida em que os assuntos chegarem às discussões da Casa”, enfatiza Artur.
A recente pauta de reivindicações da CUT prioriza os seguintes pontos:

– pela retirada imediata do PLP 01;
– por uma Previdência pública e universal, com inclusão de trabalhadores e sem retirada de quaisquer direitos.
– pela garantia da negociação coletiva no serviço público e respeito total à organização dos trabalhadores;
– pela manutenção do veto presidencial à emenda 3 e “enterro” definitivo desse projeto;
– pela aprovação de projetos que valorizem a educação pública de qualidade;

Artur destaca que depois deste ato, a CUT fará a denúncia explícita daqueles parlamentares que se mostrarem em posição oposta ao que defendem os trabalhadores. “Estaremos lá para checar as intenções de voto, lutarmos pelo convencimento e, nos casos em que houver resistência, anunciar que faremos campanha explícita contra deputados e senadores recalcitrantes”, afirma Artur.
O Sindjus/DF está reforçando, com a categoria, o pedido do presidente da CUT no sentido de que esse momento precisa da participação de todos e, por isso, chama os servidores do Judiciário e do Ministério Público da União a comparecerem na ocupação no Congresso Nacional. “No dia 4 de julho, próxima quarta-feira, não se esqueça, vamos ao Congresso lutar por nossos direitos e por nossas bandeiras”, conclama o coordenador-geral do Sindjus/DF e da Fenajufe, Roberto Policarpo.

Ato de ocupação do Congresso Nacional:
Data: 4/7 [quarta-feira]
Hora: A partir das 9h