CUT, MST e UNE querem CNBB na Coordenação dos Movimentos Sociais

Por Marcela Cornelli

Representantes da Central Única dos Trabalhadores, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) convidaram hoje a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para integrar a Coordenação dos Movimentos Sociais. A proposta foi apresentada durante reunião entre a responsável pelas pastorais sociais da CNBB, Delci Franzen, o secretário de Comunicação da CUT, Antônio Carlos Spis e representantes das demais entidades.

O representante da CUT considera estratégica a participação da CNBB no movimento, que, congrega 13 organizações nacionais representativas de trabalhadores rurais sem-terra, sem-teto, mulheres, estudantes universitários e secundaristas, entre outros segmentos da sociedade. “Nossa agenda é muito parecida, e só vai estar posta no governo, com um projeto de política econômica direcionando investimentos em políticas sociais, se estivermos atuando conjuntamente, criando mobilizações nacionais e não deixando essa agenda cair”, destacou Spis.

Segundo Delci Franzen, a resposta oficial da CNBB ao convite deverá ser anunciada nas próximas reuniões da presidência da entidade. Franzen lembrou, no entanto, que a CNBB já participa da Coordenação dos Movimentos Sociais por meio de organizações como o Grito dos Excluídos e a Pastoral Operária. “A CNBB tem uma história de base de ações que integram as pastorais e os movimentos sociais. Essa busca por um novo Brasil, um país soberano, trabalho, terra e alimento para todos é uma pauta que rege tanto os movimentos sociais como as pastorais da Igreja”, salientou.

Fonte: Agência Brasil