CUT divulga nota sobre votação da reforma da Previdência no Senado

Por Marcela Cornelli

NOTA DA CUT SOBRE A VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO SENADO

Senadores podem corrigir injustiças da Reforma da Previdência

Começa hoje no Senado Federal a votação do Projeto de Emenda Constitucional nº 40, que propõe reforma na Previdência Social do País. O texto, já aprovado na Câmara, ainda contém, no entender da CUT, uma série de injustiças que precisam ser corrigidas, principalmente contra os baixos salários. Já durante a realização do 8º Congresso Nacional da Central, em julho, identificamos essas distorções e propusemos ao governo federal um processo de negociação que, apesar de todos os nossos esforços, jamais foi possível. Agora, no Senado, é hora do movimento sindical cutista preparar-se para pressionar pelas modificações necessárias.

A CUT reafirma: quer um teto de 20 salários mínimos; acima desse teto, entidades fechadas de previdência pública complementar; além disso, regras de transição e retirada do redutor (se o trabalhador tiver completado o tempo de contribuição mas não tiver completado a idade mínima há um redutor de 3,5% ao ano na sua aposentadoria). Assim como está a reforma, o servidor mais pobre será o maior penalizado.

O Senado não pode ser só homologador das decisões da Câmara. Deve e tem todas as qualificações para corrigir as distorções necessárias aos trabalhadores. As propostas da CUT já estão, há mais de dois meses, nas mãos dos senadores.

A Executiva Nacional da CUT estará ao longo de todo o dia de hoje incentivando suas entidades e sindicatos filiados, e em especial os do funcionalismo público federal, a enviar e-mails e fax aos senadores para que modifiquem o conteúdo da PEC 40 e corrijam, de uma vez por todas, as injustiças verificadas na proposta do governo federal.

Fonte: CUT Nacional