Comemoração de 15 anos teve a participação de vários sindicatos

Mais de 100 pessoas, entre servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, prestigiaram, no último sábado, 8 de dezembro, a comemoração dos 15 anos de fundação da Fenajufe. A data foi marcada pelo seminário Fenajufe: 15 anos de lutas, que teve uma rica programação, com destaque para o lançamento da Rádio Fenajufe e da campanha contra o assédio moral e os painéis sobre Flexibilização dos diretos dos Trabalhadores e O movimento sindical nos 15 anos de Fenajufe e as perspectivas da Federação.

A mesa de abertura do seminário foi dirigida pelos coordenadores da Fenajufe Ramiro López e Antônio dos Anjos Melquíades [Melqui] e contou com as presenças da presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal, Rejane Pitanga; do presidente da Agepoljus [Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Judiciário Federal], Edmilton Gomes; e da presidente da Fenassojaf [Federação Nacional dos Oficiais de Justiças Avaliadores Federais], Lúcia Bernardes, também coordenadora da Fenajufe.

Após a abertura foi transmitido o primeiro clipe de fotos contando a história da Fenajufe e em seguida lançada a Rádio Fenajufe, pela coordenadora de comunicação Sheila Tinoco. Depois do lançamento da rádio, com a transmissão do programa piloto sobre o novo veículo de comunicação da Federação, os coordenadores José Ribamar França e Rogério Fagundes lançaram a campanha contra o assédio moral, apresentando a cartilha da Fenajufe Venha para a luta contra o assédio moral.

O primeiro painel – Flexibilização dos diretos dos Trabalhadores – foi dirigido pelos coordenadores da Fenajufe Saulo Arcangeli e Berilo Leitão Neto, tendo como palestrante o diretor do Diap e assessor parlamentar da Fenajufe, Antônio Augusto Queiroz.

Na parte da tarde, antes do início das atividades, foi passado o segundo clipe de fotos, ao som da música Canto das Três Raças, na voz da imortal Clara Nunes. Em seguida teve início o painel O movimento sindical nos 15 anos de Fenajufe e as perspectivas da Federação, com os seguintes palestrantes: Cláudio Klein, diretor da Fenajufe na 3ª e 6ª gestões; Démerson Dias, foi diretor da Fenaserj e da Fenajufe na 1ª, 2ª, 4ª e 5ª gestões; Jacqueline Silva de Albuquerque, diretora da Fenajufe na 4ª, 5ª e atual gestões; José Itamar Pereira Nunes, servidor da Justiça do Trabalho desde 1983 e diretor da Fenastra; Maria da Graça de Souza, servidora do TST desde 1990 e diretora da Fenajufe na 5ª gestão; e Neemias Ramos Freire, foi diretor da Fenastra e da Fenajufe na 1ª, 2ª e 3ª gestões. Este painel, o mais esperado pelos participantes do seminário, foi dirigido pelos coordenadores da Fenajufe Roberto Policarpo e José Carlos Oliveira.

Após as palestras, foi aberto o debate, oportunidade em que os presentes no seminário puderam falar um pouco sobre a participação nestes 15 anos de Fenajufe e a atuação no movimento sindical do Judiciário Federal e MPU.

O seminário Fenajufe: 15 anos de lutas foi encerrado com a apresentação do terceiro clipe de fotos, com a música Vai Passar, de Chico Buarque.

Participaram do evento representantes das seguintes entidades: Fenajufe, Agepoljus, Sindjus/DF, Sindjufe/MS, Sitraam/AM, Sindiquinze/SP, Sintrajuf/PE, Sindjus/AL, Sintrajufe/RS, Sindjuf-PA/AP, Sindjufe/BA, Sindjero/RO, Sinjuspar/PR, Sindjuf/PB, Sisejufe/RJ, Sitraemg/MG, Sintrajufe/MA, Sintrajusc/SC, Sintrajurn/RN, Sindissétima/CE, Sinsjustra/RO, Sintrajud/SP e Sintrajufe/PI.

Em breve serão disponibilizadas nesta página na internet, as fotos, os clipes e o áudio do seminário.

Fonte: Fenajufe