Clima segue tenso nas negociações entre Fenabam e Executiva dos Bancários

Por Imprensa

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e a Executiva Nacional dos Bancários se reúnem hoje a tarde, em São Paulo, em busca de um acordo para o índice de reajuste da categoria. A reunião está marcada para as 16h30min, no hotel Crowne Plaza, na região central da cidade. Antes, às 11h, a entidade a Executiva dos Bancários faz uma reunião preparativa em sua sede.

Ontem, quando os representantes dos bancos e dos trabalhadores da categoria se encontraram, a reunião acabou em clima tenso. Membros da Fenaban se disseram desrespeitados e se retiraram do encontro com a Executiva Nacional dos Bancários.

A Executiva havia solicitado a retomada das negociações e reapresentou a sua contraproposta, aprovada em diversas assembléias, de reajuste de 19% e abono de R$ 1.500, como forma de reabrir o diálogo. Protestou ainda pela falta de negociações durante o período da greve.

Os representantes dos bancos reforçaram que não concordavam em alterar os custos da proposta e exigiram que a Executiva se retratasse sobre o que consideraram uma “falta de respeito”, em relação à falta de negociações. Sem condições para a continuidade do diálogo, a comissão dos bancos solicitou o cancelamento da reunião.

“Se há falta de respeito foi com o bom andamento do processo negocial. Tentamos negociar durante toda a greve. Não houve desrespeito por parte dos bancários. Os bancos desrespeitam a sociedade diariamente com juros altos, tarifas, filas, spreads elevadíssimos e falta de investimento para possibilitar o crescimento do país”, afirmou Vagner Freitas, presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva Nacional dos Bancários. A Executiva lembra que já solicitou negociações com as direções do Banco do Brasil e da Caixa para discutir a aplicação do julgamento do TST e a discussão sobre as cláusulas não julgadas.

Fonte: AN Agora