CJF discute ampliação do quadro de juízes e de servidores

O aumento do quadro de juízes e de servidores do Judiciário Federal está sendo discutido hoje, 30, em sessão administrativa do Conselho de Justiça Federal (CJF), em Natal (RN). O Conselho retomou a discussão do anteprojeto de lei que trata do assunto. Segundo o anteprojeto, mais 154 cargos de juízes serão criados para os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do País. A proposta foi apresentada no mês passado, durante reunião em Salvador (BA).
Segundo estimativas do Conselho, com a contratação de mais 154 juízes, o País passará a ter 1.640 magistrados para uma população de 183,7 milhões de brasileiros. Isso daria a proporção de um juiz para 112 mil habitantes, muito aquém da média mundial, de um juiz para cada grupo de três mil pessoas. Os cinco TRFs teriam que promover concursos públicos para a contratação de mais servidores. O anteprojeto deve seguir no próximo semestre para o Congresso Nacional.

Com informações do STJ