Centrais sindicais discutem reforma sindical com ministro do Trabalho


O Ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, recebeu hoje, 1/02, às 11h, os presidentes das centrais sindicais CUT (Central Única dos Trabalhadores), Luiz Marinho, e Força Sindical, Paulo Pereira da silva. Informa a assessoria de imprensa do Fórum Nacional do Trabalho (FNT).

O encontro discutiu o encaminhamento do anteprojeto de lei da reforma sindical. Em vias de ser enviado ao Congresso, o anteprojeto é resultado das negociações ocorridas no âmbito do FNT, das quais participaram de forma paritária os representantes dos trabalhadores, dos patrões e do governo.

A CUT e a Força Sindical defendem que a prévia aprovação da reforma sindical é o primeiro passo para o início da reforma trabalhista. A proposta do Fórum se encontra agora na Casa Civil para as adequações legais necessárias ao envio da matéria ao Congresso Nacional. O texto prevê alterações na organização sindical, na negociação coletiva, nas formas de solução de conflitos, no direito de greve e na representação dos trabalhadores no local de trabalho.

Nesta quarta-feira, 2/01, às 15h, o ministro receberá, também, os representantes das Confederações Nacionais patronais para discutir a mesma pauta.

Fonte: Agência DIAP