Camponeses e operários protestam contra privatização

Milhares de camponeses e operários foram às ruas da capital paraguaia, quinta-feira (19), para expressar sua rejeição a qualquer plano de privatizar empresas públicas por parte do governo de Nicanor Duarte Frutos. A mobilização foi organizada pela Frente de Defesa dos Bens Públicos e pelo Patrimônio Nacional, integradas por organizações camponesas, sindicais e sociais.

Os manifestantes se concentraram na central Praça Itália, e dali marcharam até a sede do Congresso. O presidente Duarte Frutos tem afirmado que seu governo não é partidário da privatização, mas de alguma forma de abertura das empresas públicas ao setor privado.

O senador Silvio Ovelar, do governante Partido Colorado, aliado de Duarte Frutos, reiterou a posição oficial depois de uma reunião com o presidente. “Essa é a posição do presidente”, disse ele, destacando que a idéia é capitalizar as empresas, mas manter o controle estatal. (Fonte: Agência Carta Maior)