Câmara elege presidentes de Comissões; Finanças fica para semana que vem

A Câmara elegeu na quarta-feira, 29/03, os presidentes de 17 das 20 comissões permanentes da Casa. Como os presidentes são indicados pelos líderes dos partidos e o PMDB somente elegerá seu líder na próxima quarta-feira, dia 5 de abril, os colegiados que ficarão sobre o comando deste partido (Finanças e Tributação, Turismo e Desporto e Viação e Transportes) ainda não têm presidentes definidos. Assim, o projeto de lei do PCS (5845/05) continua aguardando definição relativa à presidência da Comissão de Finanças. Em compensação, foi definido o presidente de Constituição e Justiça, próxima etapa do PL, e é um deputado próximo aos interesses dos servidores do Judiciário Federal.

Outras comissões

A Comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo petista Sigmaringa Seixas (DF). O PT também dirige a Comissão de Direitos Humanos, cujo presidente é o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), e a Comissão de Educação, que ficará com a deputada Neyde Aparecida (GO).
A Comissão de Agricultura ficará com o deputado Abelardo Lupion (PFL/PR). A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional caberá ao governista Miguel de Souza (PL/RO). Já Comissão de Defesa do Consumidor será comandada pelo deputado Íris Simões (PTB/PR).
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática será o deputado Vic Pires Franco (PFL/PA). A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle passará a ser presidida por Isaías Silvestre (PSB/MG); a de Seguridade Social e Família por Simão Sessim (PP/RJ) e a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado por José Militão (PTB/MG).
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público terá como presidente o deputado Aracely de Paula (PL/MG). O deputado João Leão (PP/BA) foi indicado pelo partido e eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Para presidir a Comissão de Legislação Participativa foi escolhido o deputado Geraldo Thadeu (PPS/MG).
A Comissão de Minas e Energia será presidida pelo deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO); a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por Luiz Carreira (PFL/BA); a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio por Anivaldo Vale (PSDB/PA), e a de Relações Exteriores e de Defesa Nacional por Alceu Collares (PDT/RS).

Fonte: Agência Diap