Berzoini diz que Reformas Trabalhista e Sindical saem em 2004

Por Janice Miranda

O novo ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, afirmou hoje, durante a abertura do Fórum Nacional do Trabalho, que as Reformas Sindical e Trabalhista serão prioridade do ministério. A expectativa do ministro é de que as duas estejam prontas ainda este ano.
De acordo com Berzoini, a reforma sindical será realizada antes. “As negociações já estão bem avançadas, temos poucos pontos de discordância entre os trabalhadores, os empregadores e o governo. Pretendemos levar o projeto para o Congresso até fevereiro”, afirmou.

A previsão é de que as negociações para a reforma trabalhista se iniciem em março. Segundo Berzoini, “o Brasil espera ansiosamente as duas reformas, pois só assim o país poderá superar a arcaica estrutura sindical e trabalhista”, observou. O ministro afirmou que as reformas trarão, também, um avanço na economia brasileira. “As boas relações entre o trabalhador e o empregado trazem uma economia mais dinâmica, o que gera mais renda e produção. O ministério irá trabalhar para restabelecer uma nova relação entre empregado e empregador ”, afirmou Berzoini.

Além das duas reformas, o combate ao desemprego será outro ponto de grande relevância para o ministério. Segundo o ministro, todos os ministérios estarão reunidos para a geração de empregos. “Durante 2003 a economia do país caminhou para o crescimento, e isso já é um avanço para a geração de empregos. A questão do emprego já está sendo bem trabalhada”, lembrou.
O principal objetivo do Fórum Nacional do Trabalho é reunir representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores para discutir os pontos que entrarão no projeto que será levado para o Congresso.

Nesta fase, estão sendo discutidas a organização sindical, as negociações coletivas e a composição de conflitos. Dentro destes grupos ainda existem muitas questões a serem discutidas, porém, os principais pontos de divergência são: a unicidade sindical, o fim do imposto sindical e o fim do poder normativo.

Fonte: Sintrajufe com informações da Agência Brasil