Bancários aguardam nova proposta após avanço na negociação

Por Imprensa

A reunião de negociação entre a Executiva Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ontem durou cerca de três horas e meia e resultou em avanço para os trabalhadores. Uma nova proposta deve ser feita pelos banqueiros em rodada de negociação marcada para esta quarta-feira, às 13 horas, em local a ser confirmado.

“Os banqueiros finalmente compreenderam que uma nova proposta deve ser apresentada à categoria”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. “Nossa expectativa é de que amanhã a Fenaban apresente uma proposta que possa ser levada aos trabalhadores, em assembléias nos próximos dias”, completa o dirigente.

Os banqueiros insistiam em manter proposta rejeitada no dia 14 de setembro – e que resultou na greve de 30 dias – de aumento salarial de 8,5% mais R$ 30 para quem ganha salários até R$ 1.500. Para os que ganham acima de R$ 1.500, o reajuste sugerido era de 8,5%, assim como para as demais verbas de natureza salarial como vales alimentação, refeição e auxílio-creche. A proposta previa Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 80% do salário mais R$ 705 e pagamento de vale-alimentação extra de R$ 217. “Os bancários precisam de dinheiro no bolso, devido a uma política criada pelos próprios banqueiros de recusar aumento real de salários, durante anos. Os trabalhadores perderam poder de compra, estão endividados e, por isso, esperam uma nova proposta que contemple uma solução mais imediata para esse problema”, ressalta Marcolino.

Fonte: Portal Vermelho com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo