ATO NESTA QUINTA contra a privatização do petróleo brasileiro, contra o leilão do campo de Libra (pré-sal) e por uma Petrobras 100% estatal

NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 17, ÀS 16 HORAS, NO TICEN, HAVERÁ ATO contra a privatização do petróleo brasileiro, contra o leilão do campo de Libra (pré-sal) e por uma Petrobras 100% estatal. O SINTRAJUSC está apoiando e irá participar da atividade. Veja abaixo vídeo sobre o assunto e o panfleto que será distribuído à população.

Não a privatização do petróleo brasileiro!

Contra o leilão do campo de Libra (pré-sal)!

Por uma Petrobras 100% estatal!

Sete motivos para barrar o leilão do Petróleo

1 – Libra (pré-sal) é dos brasileiros! Não à entrega às multinacionais!

O campo de Libra é um dos maiores campos de petróleo do mundo, possui de 9 a 12 bilhões de barris de petróleo. Vale cerca de 3 Trilhões de Reais e será leiloado a preço de banana, 15 Bilhões, ou seja, a 0,5% do que vale. O governo quer leiloar esse campo no dia 21 de outubro.

2 – Leilão é privatização!

O ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, quebrou o monopólio da exploração de petróleo (até então só a Petrobras podia explorar petróleo no Brasil) e abriu caminho para a entrega do petróleo para as empresas privadas. Ele leiloou os primeiros 157 blocos petrolíferos. Os governos Lula e Dilma continuaram os leilões, que nada mais são do que a entrega do petróleo brasileiro às grandes empresas estrangeiras. O leilão do campo de Libra é a maior privatização da história do país.

3 – Todo o petróleo tem que ser nosso!

As reservas de petróleo brasileiras estão estimadas em 16,4 bilhões de barris, com as descobertas do pré-sal devem chegar a 100 bilhões de barris. O Brasil arrecadaria uma riqueza na ordem de 20 trilhões de Reais e poderia resolver os problemas da saúde, educação, transportes e tantos outros que afligem o povo. Porém, com os leilões essa riqueza está indo para as empresas estrangeiras.

4-  Por uma Petrobras 100% Estatal

A Petrobras chegou onde chegou graças ao esforço dos trabalhadores e do povo brasileiro ao longo desses 60 anos, mas ela vem sendo silenciosamente privatizada. Primeiro foi a quebra do monopólio, depois vieram os leilões e hoje os estrangeiros já são donos de 44% de suas ações.  A Petrobras deve ser defendida, ela tem total capacidade técnica para explorar o pré-sal e condições financeiras também. Por uma Petrobras 100% Estatal.

5- Defender o emprego!

A Petrobras conta hoje com mais de 300 mil funcionários terceirizados, ou seja, trabalhando para a Petrobras, mas contratados por outras empresas que contratam com baixos salários e quase sem direitos trabalhistas. Em 2012 houve 13 mortes e todos eram terceirizados. Tudo isso para aumentar a entrega de riqueza aos acionistas privados.

6 – Não ao pagamento da dívida pública! Investir no pré-sal!

Uma das justificativas que o governo usa para leiloar o pré-sal é não haver dinheiro para investir. Isso é falso por dois motivos: o primeiro é que o BNDES (com dinheiro público) será o principal financiador das empresas privadas que irão extrair o petróleo e poderia muito bem financiar a Petrobras; em segundo lugar o governo gastou, só em 2012, R$753 bilhões com juros e amortizações da dívida aos banqueiros. Por que, em vez de ficar pagando essa dívida que já foi paga várias vezes,o governo não usa esse dinheiro para explorar o pré-sal? A verdade é que o governo quer vender o pré-sal para fechar suas contar e garantir um superávit primário (caixa para pagar juros e amortizações da dívida aos banqueiros internacionais).

7 – O futuro não se vende! Soberania se defende!

As multinacionais estrangeiras nunca quiseram investir em pesquisa no Brasil e agora que a Petrobras, com o dinheiro dos trabalhadores e do povo brasileiro, descobriu o pré-sal, querem saquear nossas riquezas. Assim como Portugal e Inglaterra saquearam nosso ouro, agora as multinacionais querem saquear nosso petróleo. Quem tem petróleo tem energia, tem soberania e tem futuro. E o futuro não se vende!

Assinam: SINDPREVS, SINTESPE, SINTRATURB, SINDSAÚDE, APRASC, ANEL, SINTE-SC Florianópolis, SINTE-SC São José, SINERGIA, SINTRAJUSC, CSP-CONLUTAS, UNIDADE CLASSISTA, MST, PSTU, PCB, CONSULTA POPULAR, PCLCP, UJC, INTERCEL, INTERSUL, GABINETE DO SARGENTO SOARES (PSOL), GABINETE DO VEREADOR LINO (PT)