Ato contra ALCA será nesta sexta

Por Marcela Cornelli

Nesta sexta-feira (21/11), às 14h, tem ato na Esquina Democrática, em Florianópolis, contra a nova rodada de negociação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que acontece em Miami, nos Estados Unidos, desde segunda, dia 17. O Ato inicialmente estava marcado para hoje (20/11), mas foi transferido para sexta – dia que ocorrerá atos e manifestações pelo plebiscito oficial em todo Brasil. Em Miami, são esperadas 35 mil pessoas para o Ato. Trata-se de uma manifestação mundial contra a Alca e a Organização Mundial do Comércio (OMC), organizada no Brasil pelo Comitê Nacional de Luta Contra a Alca. Em Florianópolis, participam entidades do movimento sindical e popular e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), entre outros.

Nos dias 4 e 5 de outubro, aconteceu em São Paulo a 12ª Plenária Social Nacional sobre a Alca. Uma das decisões desse evento foi pressionar o governo a realizar, em 3 de outubro de 2004, um plebiscito oficial, considerado uma forma democrática e legítima para garantir que o povo decida sobre questões que afetam seu destino e sua soberania.

O Comitê Estadual está buscando ter na senadora Ideli Salvatti (PT) uma aliada na defesa do plebiscito, que dá ao povo a oportunidade de decidir sobre um determinado assunto antes que ele seja contemplado em lei, ao contrário do referendo. Ideli relatou o projeto de decreto legislativo nº 71, de 2001, do senador Roberto Saturnino (PT/RJ), que convoca plebiscito sobre a suspensão das negociações para o ingresso do Brasil na Alca pelo prazo de vinte anos. O projeto está na Comissão Mista do Mercosul. O Sintrajusc convoca todos os servidores do Judiciário Federal da Grande Florianópolis a participarem do Ato. No TRT, vamos fazer um arrastão pelas salas e depois passaremos em frente ao TRESC e em frente à Justiça Federal para irmos todos juntos à manifestação.

Ato pelo Plebiscito da ALCA
Nesta sexta, dia 21, às 14h, na Esquina Democrática em Fpolis