Associação de Juízes é contrária à criação das carreiras próprias dos tribunais superiores

A Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe), que representa os Juízes Federais dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, encaminhou oficio à Presidência do Supremo Tribunal Federal manifestando ser contra a criação das carreiras exclusivas dos servidores dos tribunais superiores. A Rejufe entende que a rotatividade de servidores nos quadros do Poder Judiciário da União não traz qualquer nota de diferenciação entre os Tribunais Superiores e a Justiça Federal de 1º e 2º graus.

Além disso, de acordo com a Associação, o suposto elevado custo de vida em Brasília não é capaz de sugerir fundamento à proposta em questão, pois há igualmente servidores da Justiça Federal de 1º e 2º graus que residem em Brasília e, além disso, outras capitais brasileiras têm custo de vida semelhante ou maior que a capital federal, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Recife, Rio Branco, Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Para a Rejufe, ao mesmo tempo, em recentes manifestações (Resoluções n.s 194/2014 e 195/2014), o Conselho Nacional de Justiça tem fomentado a valorização do Primeiro Grau de Jurisdição, o que contraria a proposta de criar uma carreira própria de servidores nos Tribunais Superiores. Essa proposta, caso vá adiante, certamente irá criar um grande desestimulo nos servidores que prestam seus serviços nas Justiças de 1º e 2º Graus.

Todas as associações de Juízes Federais do Brasil assinaram a manifestação da Rejufe.