Assembléia Geral rejeita reforma sindical

Por Marcela Cornelli

Os servidores também referendaram as deliberações da última Plenária dos SPF´s de lutar por reajuste linear

Na Assembléia Geral realizada ontem à tarde na Capital, os servidores do Judiciário Federal de SC referendaram os eixos da Campanha Salarial aprovados na última Plenária dos SPF´s de Reposição das perdas históricas, reajuste emergencial reconhecido pelo STF, desde 1998, Estabelecimento de uma política salarial permanete de reposição de perdas e estabelecimento imediato de Diretrizes para plano de carreira dos servidores públicos.

Diante das propostas do governo, apresentadas na última reunião da mesa nacional de negociação, a Assembléia se manifestou no sentido de manter a reivindicação de reajuste linear e rejeitar qualquer tipo de abono ou gratificação de desempenho ou, ainda, qualquer proposta que exclua os aposentados.

Foi aprovada também a proposta de realização de um Dia Nacional de Luta com paralisações para o lançamento simultâneo da Campanha Salarial nos Estados. Esta atividade deve ocorrer, de preferência, uma semana após o Lançamento Nacional, previsto para o dia 17.

Outro tema importante em discussão foi a Reforma sindical. A categoria se posicionou por unanimidade pela rejeição à reforma sindical proposta pelo Fórum Nacional do Trabalho, bem como pela retirada imediata da CUT do FNT e a abertura de discussões nas bases dos trabalhadores sobre a reforma sindical, pois até agora, nenhuma categoria se manifestou sobre o assunto.

Neste sentido, a assembléia propõe também que, no dia do lançamento da campanha nos estados, durante as paralisações, sejam realizados debates sobre a Reforma Sindical.

Quanto ao indicativo de greve, diante dos informes da última Reunião Ampliada, a assembléia deliberou que, se a próxima Reunião Ampliada da Fenajufe avaliar que não é possível deflagrarmos a greve neste momento, seja aprovado um calendário de mobilização para o Judiciário com paralisação nos estados, como forma de aferir e preparar a mobilização.

A assembléia também elegeu os delegados que irão levar estas deliberações para a próxima Reunião Ampliada da FENAJUFE, que será realizada dia 15 de março e para a Plenária dos SPF´s, que acontece dia 16. Foram eleitos os companheiros Caio Teixeira, Angela Albino, Lúcia Haygert, Elacy Presser, Denise Pauletto e como suplentes Sandileuza Maria Mattos Carmo, Sérgio Murilo de Souza e Rosângela Anselmo de Souza.