Assembleia do Fazendo Escola aprofunda parceria do Sintrajusc com o Sinjusc para formação de servidores

O Sintrajusc participou da Assembleia Geral Ordinária online, dia 31 de julho, do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola. A participação aprofunda a concretização de parceria com o Sinjusc (Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Estadual) para a formação de servidores. A coordenadora Denise Zavarize ficou como Primeira-Tesoureira da associação e o servidor da Justiça do Trabalho Adailton Pires Costa fará parte do Conselho Científico. Já no dia 30 houve reunião com a diretoria do Sinjusc para preparar a Assembleia e avaliar as próximas atividades.

Ainda em janeiro as direções dos dois Sindicatos fizeram reunião para conversar sobre ações conjuntas para a formação dos servidores e servidoras, pensadas a partir da reestruturação do Fazendo Escola, iniciativa do Sinjusc. Entre os objetivos do Centro estão promover estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania, em especial para o aprimoramento do serviço público judiciário.

Os dois Sindicatos representam categorias que tem especificidades, mas também enfrentam realidades parecidas no local de trabalho. O entendimento é que as atividades de formação são cada vez mais necessárias diante das transformações no Judiciário e seus impactos na vida e no trabalho dos servidores. Outros desafios são postos também pelas mudanças provocadas pela pandemia de covid-19, como as relacionadas ao trabalho remoto.

É importante ressaltar que a realização de palestras, cursos e pesquisas, em parceria com o Sinjusc, para formação e valorização na carreira também foi aprovada no Congresso do Sintrajusc realizado em setembro do ano passado.