Ampliadinha da Fenajufe indica Greve Nacional em 18 de março

A Fenajufe e os sindicatos de base indicaram Greve Nacional da Categoria em 18 de março contra o acelerado desmonte dos serviços públicos e os ataques ao conjuntos do servidores. A decisão saiu da Ampliadinha da Fenajufe, realizada dia 7 em Brasília.

Na atividade, o Assessor Parlamentar da Federação, Antônio Augusto de Queiroz, analisou as  medidas propostas pelo governo e a forma como elas impactam o atual modelo de estado. O palestrante delineou as premissas que norteiam a atuação do governo:

– Transferência de atribuições da União para estados e municípios (lógica em curso no Executivo);

– Criação de organizações de serviço social autônomo para gerir serviços públicos;

– Estímulo a que empresas privadas prestem ao cidadão serviços que eram públicos;

– Criação de voucher  (tíquete) para que o cidadão compre o serviço onde quiser.

Outro aspecto abordado foi o despreparo do Brasil para enfrentar os desafios trazidos pela automação e digitalização impostos pela revolução tecnológica em curso. O país pode se desindustrializar e com isso comprometer ainda mais as condições sociais.

Toninho apontou também a gravidade do conjunto de medidas em tramitação, como as Propostas de Emenda Constitucional 186, 187 e 188 que, em análise mais técnica, regulamentam e agravam os gatilhos de disparo do limite do teto estipulado na Emenda Constitucional 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos. Um exemplo é que a EC 95 aciona o limite quando se ultrapassa o teto e não há previsão de recurso extra. Com os mecanismos estabelecidos nestas três propostas, esse gatilho é disparado, mesmo havendo a previsão de recurso extra.

O cenário se agrava ainda mais se observado que agora também há um conjunto de propostas de origem legislativa que atacam o servidor, como aquelas que preveem a redução da jornada de trabalho com redução de salários e ainda suspendem a progressão na carreira. Com isso, a interlocução e o debate tendem a se complicar.

Ao final de sua participação, Queiroz enfatizou que a única forma de fazer frente a esses ataques é através da unidade de ação. Concentrar o esforço em ações unitárias e fortalecidas. Ele avalia que só uma coisa sensibiliza parlamentares: gente na rua, mobilização, discurso único.

Ainda na avaliação do consultor, o momento exige também unidade de ações de emergência, informação e clareza no processo. “Ou o sindicalismo retorna às bases, ou o estrago será permanente. Então, a ordem é queimar sola de sapato, contato olho no olho”, disse.

Também foi definido o calendário de atividades para 2020, discutido e aprovado na reunião da Diretoria Executiva em 6 de dezembro:

Janeiro e fevereiro

– Visita aos locais de trabalho para construção da mobilização e da Greve do 18 de Março – 18M

– 1º a 16/2/20 – rodadas de assembleias nos estados para eleição de delegados à Ampliada da Fenajufe, com  discussão e votação do indicativo de greve para o dia 18/3.

Fevereiro

– 12/2 – Atividade do conjunto da classe trabalhadora no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados

Março

– 6/3 – Reunião Ordinária da Diretoria Executiva da Fenajufe