Amanhã é dia de luta contra ALCA e OMC

Por Marcela Cornelli

Quase a metade das sete bilhões de pessoas espalhadas pela Terra vivem na mais absoluta pobreza. A maioria dos países trabalha para pagar dívidas que nunca se acabam e mantêm um círculo de desgraça, miséria e dependência. Mas, isso não é coisa natural. A pobreza de uns só existe porque outros exploram e acumulam riquezas. Não satisfeitos, os grandes, sob o comando dos Estados Unidos, querem impor regras sobre a vida dos demais países. Fazem isso com o Brasil, todos os dias. Agora, querem liberar os transgênicos, roubar nossas ervas medicinais, impor barreiras para exportação, ocupar nosso território. Nesta semana, no México, está reunida a cúpula da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os países ricos vão decidir sobre a circulação da comida no planeta, a segurança alimentar. Está em pauta a liberação dos transgênicos, alimentos geneticamente modificados que ninguém sabe o mal que podem causar. É isso que querem impôr aos países pobres. Transgênicos para nós, comida orgânica para eles. O que isso pode significar? Ponha a cabeça para funcionar. Não aceite mais essa desgraça sobre sua vida. Queremos que a comida seja repartida, mas que não sejam restos ou comida geneticamente modificada. A OMC também quer privatizar as universidades públicas de todos os países pobres, transformando a educação em mais uma mercadoria que se compra e vende.

A OMC, braço comercial dos Estados Unidos, quer mandar em todo o mundo, impor regras, decidir sobre a sua vida. Nesta semana acontecem manifestações em todo o planeta. O povo diz não… e luta! Cada país deve ser capaz de traçar seu destino com soberania e liberdade.

Por isso dizemos: tirem as mãos!!!! Melhor lutar e perder, do que viver de joelhos. Assuma essa luta. Junte-se a essa luta contra o neoliberalismo, a Alca e a OMC. Diga não ao Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA), que visa nos tornar escravos. Manifeste-se contra  OMC. Proteja sua vida e seu país!!!
Venha você também para o Ato Contra a ALCA e a OMC, neste sábado, dia 13 de setembro, a partir das 9h, na Esquina Democrática, no Centro de Florianópolis. Esta luta também é sua! É pela garantia de termos nosso chão, nossa água, nosso alimento, nossa independência, nossa soberania, nossa dignidade!

Da Redação