Alencar assinará a MP que libera plantio de transgênicos

Por Marcela Cornelli

O vice-presidente José Alencar disse nesta segunda-feira que sobrou para ele a responsabilidade pela assinatura da medida provisória que permite o plantio de sementes de soja transgênica no Rio Grande do Sul e no Brasil. No entanto, ele garantiu, que irá assinar a MP.

Na abertura do Seminário “Saber Global: Centro e Periferia na Sociedade do Conhecimento”, em Brasília, ele disse que o Brasil foi atropelado pelo contrabando de semente de soja que estava no país e foi plantada, também fora da lei, e depois colhida, não podendo ser comercializada. “Por isso houve uma medida provisória permitindo esta comercialização. Ou seja, houve um atropelamento. E agora outro. Por quê? Porque sobraram sementes que precisam ser plantadas. E essas sementes são geneticamente modificadas. Isto confronta com a legislação brasileira. E um pobre coitado de um presidente em exercício, lá de Minas Gerais, tem que assinar essa Medida Provisória”, disse.

“Eu provavelmente tenha que acrescentar a essa Medida Provisória as razões pelas quais ela vai ser assinada, então já encomendei aos advogados da presidência que me preparem um modelo que faça lembrar o contrato inglês. Primeiro por quê? Para que a nação brasileira entenda a razão pela qual nós vamos autorizar o plantio dessas sementes”, finalizou.

Fonte: BBC Brasil