Acordo garante salário integral a servidores do Ibama

Segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condesef), entidade filiada ao DIAP, após uma reunião de mais de sete horas, o Ibama concordou em assinar termo de compromisso que garante aos servidores do que participaram da greve do órgão o pagamento integral dos salários de junho e julho. A restituição de 16 dias, referentes a maio, também será feita.
Mais de 2 mil servidores podem ter tido descontos em seus contracheques. Para os que tiverem descontos confirmados, a devolução dos valores deve acontecer em um prazo máximo de 15 dias. Este é o tempo estimado para que a reposição do trabalho seja negociada.

Conquista importante

Para a Condsef, que também assinou o termo de compromisso, o fato de o governo garantir que nenhum servidor sofra prejuízo financeiro deve ser comemorado. O documento garante ainda um canal de negociação para que as demandas do setor continuem a ser debatidas.
Esta greve, que durou pouco mais de dois meses, teve um caráter estritamente político. A principal motivação foi a derrubada da Medida Provisória (MP) 366, que ameaça dividir o Ibama. A MP aguarda agora votação no Senado.
Outro compromisso firmado pelos representantes do Ibama e Ministério do Meio Ambiente (MMA) é de que nenhum grevista sofrerá retaliação por parte de seus dirigentes. Durante a reunião, o presidente do Ibama, Bazileu Margarido, assinou o ato de revogação da Portaria 755/07 que devolve segurança aos servidores em estágio probatório.

Continuidade da atuação sindical

A categoria espera agora que o Senado derrube a MP 366. A preocupação dos servidores é de que a criação do Instituto Chico Mendes fragilize o controle exercido pelo governo nas políticas ambientais.
“Tudo o que queremos é defender um patrimônio que é do povo e encontramos nesta greve o instrumento legítimo para isso”, disse Pedro Armengol, diretor da Condsef.
“Nossa entidade vai continuar ao lado dos servidores do Ibama, trabalhando para que as demandas e anseios da categoria sejam atendidas pelo governo”, reforçou.

Fonte: Diap, com informações da Consdsef