Novo aumento das passagens de ônibus na Capital gera polêmica

Por Marcela Cornelli

A Prefeitura de Florianópolis anunciou um novo aumento nas passagens de ônibus na Capital de 15,6%. No ano passado, às vésperas de inaugurar sistema “integrado”, a Prefeitura de Florianópolis aumentou as passagens em 24,5%. Na época, o Fórum em defesa do Transporte Público conseguiu uma liminar na Justiça e o valor foi reduzido pela metade. Depois, com paralisações em quase todos os terminais, o povo exigiu e foi vitorioso, conseguindo mais ônibus, mais horários, mudanças de itinerários, entre outras coisas. Mas, o principal ainda não mudou: as baldeações desnecessárias (que a Prefeitura chama de integração) continuam; as tarifas continuam as mais altas do país e a tarifa unica, maior reivindicação do povo, nem sequer é comentada.

Para discutir a questão do transporte público na Capital, Fórum em defesa do Transporte Público está convocando a imprensa para uma Entrevista Coletiva, amanhã, dia 24/6, às 16h, na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Na oportunidade, será entregue um documento sobre o tema para os jornalistas. Após a coletiva, haverá atividade de mobilização no TICEN (Terminal do Centro).

A Prefeitura está veiculando nas últimas semanas uma propaganda nas Tvs – para isso gastando dinheiro do povo, dizendo que o Sistema Integrado melhorou a vida da população e que a cidade tem um dos melhores sistemas de transportes do país. O que todos os usuários que dependem do transporte público em Florianópolis sabem que não é verdade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SEEB/Floripa