Começa nesta quinta-feira (4) e vai até domingo a XXV Plenária Nacional da Fenajufe, na cidade de Salvador (BA). O Sintrajusc é representado pelos seguintes servidores e servidoras eleitos em Assembleia: Denise Zavarize, Paulo Koinski, Paulo Borba, Edemar Maleski e Adailton Pires Costa. Pela direção, Alexandre Lapagesse. A coordenadora Maria José Olegário irá participar pela Fenajufe.
Os e as colegas levam teses também aprovadas em Assembleia. Conheça as teses do Sintrajusc e a programação da plenária nos anexos no final do texto.
O que a Plenária da Fenajufe:
A Plenária Nacional da Fenajufe ocorre uma vez por ano e junta servidores e servidoras de todo o país através dos sindicatos para definir as diretrizes de ação sindical e as reivindicações da nossa categoria. Ela avalia a situação política, aprova o plano de lutas e estrutura a mobilização da categoria ao longo do ano, como as estratégias de combate à retirada de direitos, ao assédio e pela valorização da carreira, dos vencimentos e dos benefícios.
É o espaço onde os servidores e as servidores definem coletivamente suas pautas prioritárias.
Teses levadas pelo Sintrajusc:
1) Título: O que nos diferencia de associações e sindicatos pelegos, por Paulo Koinski. Proposta de Resolução: que a Fenajufe abandone a política de segmentação da categoria e foque na luta maior tendo como norte a luta de classes, valorizando o fundamento ideológico que a gestou.
2) Título: GAS, por Alexandre Lapagesse. Proposta de Resolução: que em caso de inaptidão física por motivos médicos, atestada pela própria administração, a GAS deverá ser percebida independentemente de participação em curso ou TAF.
3) Título: Adicional de penosidade: um debate necessário, por Denise Zavarize. Proposta de Resolução: lutar para que o CSJT não suste a regulamentação do adicional de atividades penosas para os servidores da Justiça do Trabalho com base na decisão do ministro Flávio Dino sobre os magistrados e que as três justiças regulamentem o adicional a partir da contribuição dos servidores e servidoras.
4) Título: O mundo do trabalho, por Edemar Maleski. Proposta de Resolução: que se abram canais de diálogo com partidos progressistas para fortalecer o sistema democrático e, por consequência, combater a extrema-direita.
5) Título: Pela ampliação das ações afirmativas no Poder Judiciário da União, por Marlon Amorim. Proposta de Resolução: ampliação das ações afirmativas no Poder Judiciário da União e instituição das cotas para pessoas trans.
6) Título: Inteligência artificial e automação, por Maria José Olegário, Sandra Cristina Dias e Fernanda Guimarães Lauria. Proposta de Resolução: a implantação da Inteligência Artificial no âmbito do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União deve seguir modelo de governança democrática, com transparência, supervisão humana efetiva e proteção aos servidores/as. A FENAJUFE alerta para os riscos da automação indiscriminada, com o risco de proferimento de decisões com viés discriminatório e violadoras dos princípios e garantias constitucionais, precarização das relações de trabalho e adoecimento da categoria, e elenca as premissas essenciais acima como forma de garantir o uso da tecnologia apenas e tão somente como ferramenta de apoio na execução de tarefas, sem qualquer tentativa de substituição da força de trabalho exercida por servidores/as, preservando direitos fundamentais, a valorização das carreiras públicas e o acesso democrático à Justiça.
Programação:
PROGRAMACAO.pdf (42 downloads )Teses:
O-que-nos-diferencia-de-associacoes-e-sindicatos-pelegos_GAS_Adicional-de-penosidade-um-debate-necessario.pdf (70 downloads )A-GAS-devera-ser-percebida-independentemente-de-participacao-em-curso-ou-TAF.pdf (15 downloads )
Adicional-de-penosidade-um-debate-necessario.pdf (23 downloads )
O-mundo-do-trabalho.pdf (87 downloads )
Pela-Ampliacao-das-Acoes-Afirmativas-no-Poder-Judiciario-Brasileiro.pdf (16 downloads )
Inteligencia-Artificial-e-automacao-.pdf (16 downloads )
O vídeo do coordenador do Sintrajusc Edemar Maleski fala sobre a importância da plenária:
