LOGIN DO SÓCIO




Temer deve enviar MP que aumenta alíquota previdenciária dos servidores federais no início de setembro

Notícias 01/09/2017

Deve ficar para o dia 6 de setembro a edição das duas medidas provisórias que vêm sendo preparadas pelo governo de Michel Temer (PMDB) para ampliar os ataques aos servidores públicos. Isso porque Temer está em viagem à China, de onde retorna no dia 6 de setembro para seguir destruindo os direitos dos trabalhadores brasileiros, e, de acordo com o governo, as MPs são "de muita responsabilidade para um presidente em exercício", caso de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, que está interinamente no lugar de Temer.

Uma das medidas provisórias atinge todos os servidores públicos da União, ampliando a alíquota previdenciária de 11% para 14%. Isso ao mesmo tempo em que o governo tenta aprovar uma reforma da Previdência que praticamente acaba com o direito à aposentadoria de muitos brasileiros. A outra MP atinge, ao menos por enquanto, apenas os servidores do Executivo federal, suspendendo os reajustes acordados e assinados recentemente, de maneira que o reajuste que ocorreria no primeiro semestre de 2018 será pago apenas em 2019.

Ambas as MPs estão prontas, embora o governo admita, segundo o jornal Correio Brazilense, que são impopulares e enfrentam dificuldades mesmo no Congresso – ou seja, mesmo em um Congresso que vem sendo comprado através de cargos e emendas parlamentares o governo sabe que a pressão popular pode fazer diferença.

Para impedir esses e outros ataques que não param de chegar, é urgente retomar a mobilização nas ruas. Está marcada para setembro uma grande mobilização nacional, com diversas categorias de servidores públicos realizando paralisações em todo o país. Para discutir a participação dos servidores do Judiciário Federal em Santa Catarina, o Sintrajusc convoca toda a categoria para a Assembleia Geral que será realizada na próxima quarta, 6 de setembro, às 16h, na sede da Justiça Federal em Florianópolis.

Com informações do Sintrajufe